Cultura

Torre dos Clérigos abre o livro da sua história mas quem a conta são personalidades da cidade

  • Inês Reis

  • Notícia

    Notícia

fib_encerramento-torre_clerigos_01.JPG

Filipa Brito

Conhecer histórias e várias curiosidades acerca do monumento e ex-libris do Porto, contadas por personalidades da cidade, é a proposta do novo conteúdo multimédia “Passo a Passo, Encontros com História”. O arranque do projeto, promovido pela Torre dos Clérigos, teve como primeiro convidado o historiador Joel Cleto.

Cada episódio tem a duração de 15 minutos e é conduzido por 10 personalidades da Invicta, de diferentes áreas do conhecimento, nomeadamente: o historiador Joel Cleto (cujo episódio já está disponível), o jornalista e historiador José Manuel Tedim (dia 18 de março), ou o professor e historiador Germano Silva (dia 1 de abril).

Os vídeos são disponibilizados em direto nas redes sociais da Torre dos Clérigos (Facebook YouTube), sempre às 21,30 horas. As próximas estreias estão marcadas para 18 de março, 1, 15 e 29 de abril, 13 e 27 de maio, 10 e 17 de junho e 1 de agosto, mas se não tiver oportunidade de assistir no momento, os vídeos permanecem disponíveis na página de YouTube.

A iniciativa é de acesso gratuito e convida todos os participantes a embarcar numa aventura pelo conhecimento, numa fase em que o conjunto arquitetónico - classificado Monumento Nacional desde 1910 - se encontra de portas encerradas face ao atual contexto de pandemia.