Desporto

Torneio de São Bartolomeu estreou novo relvado do Campo da Ervilha

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Foi inaugurado neste fim de semana o novo piso de relva sintética do Campo da Ervilha. O equipamento acolheu, no sábado, 3 de setembro, o Torneio São Bartolomeu, uma iniciativa que contou com jogos de futebol de sub-13, sub-17 e sub-19 de cinco equipas da região.

Durante o mês de julho, foi efetuada a substituição do relvado do Campo da Ervilha, onde atualmente joga o Futebol Clube da Foz. Neste sábado, 3 de setembro, foi oficialmente inaugurado com a realização do Torneio de São Bartolomeu, que contou com a participação de cinco equipas: FC Foz, ADR Pasteleira, SC Salgueiros, Leça FC e Gondomar SC.

A intervenção no relvado, a cargo da empresa municipal GO Porto, representou um investimento de 107 mil euros da Câmara do Porto e é a concretização de um desejo e necessidade do Futebol Clube da Foz, de poder usufruir de um espaço com todas as condições para a realização dos treinos das suas equipas de futebol de vários escalões, assim como para acolher eventos e competições com as devidas certificações e garantias de qualidade e segurança.

Para a vereadora da Juventude e Desporto, Catarina Araújo, que marcou presença no evento, esta obra “enquadra-se no trabalho de renovação e melhoria dos equipamentos desportivos municipais dotando-os das melhores condições possíveis para a prática desportiva das diferentes modalidades”. Com esta intervenção, assume a vereadora, “as equipas e atletas podem agora contar com um novo relvado, que vai permitir jogar, com mais segurança e responder às exigências de um nível competitivo cada vez mais elevado”.

O novo relvado tem agora a certificação FIFA Quality Pro, fruto das condições que oferece ao nível da durabilidade, resistência e interação com o jogo.

O presidente do Futebol Clube da Foz, Eduardo Avides Moreira, nota que este investimento foi muito importante, já que o estado do relvado anterior era “crítico, com muitos problemas estruturais, e que levou a lesões de vários atletas, principalmente das equipas seniores”. Este investimento, acrescenta o dirigente, é “fundamental para que os 350 a 400 atletas do clube possam continuar a usufruir deste equipamento, agora com toda a segurança”, agradecendo à Câmara do Porto por ter entendido “a necessidade e importância deste melhoramento para o nosso clube”.

Neste momento estiveram ainda presentes Tiago Mayan, presidente da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, assim como César Navio, administrador da Ágora.

Paralelamente a esta intervenção, está em curso o desenvolvimento de um Parque Urbano Municipal com várias valências desportivas, entre as quais um campo de futebol de 11 e equipamentos de apoio adequados às velhas ambições do Futebol Clube da Foz contemplando, ainda, a renaturalização da Ribeira da Ervilha.