Cultura

Tónan Quito estreia O Palco é a Cidade com comédia de costumes em Campanhã

  • Notícia

    Notícia

#Humberto_Mouco_Fe_Esperanca_e_Caridade_01.jpg

O programa Cultura em Expansão inaugura na próxima sexta-feira, no auditório da Junta de Freguesia de Campanhã, uma nova área teatral designada O Palco é a Cidade, na qual são apresentadas propostas de artes performativas que incluem projetos de criação prolongada e de trabalho com atores amadores.

O Palco é a Cidade pretende lançar reflexões sobre identidade e território, estreando-se com o projeto "Fé, Caridade e Esperança", do ator e encenador Tónan Quito.

O espetáculo, que será apresentado nas noites de sexta-feira e de sábado e na tarde de domingo, assenta numa comédia criada em 1932 pelo dramaturgo austro-húngaro Ödön von Horváth. Mostra uma sociedade cínica, mesquinha e egoísta, sempre pronta a desumanizar-se, num período de decadência material, espiritual e moral.

Para o autor, este poderia ser o título de todas as sua peças (como afirmou), "pois todas assentam num tempo em que acreditar, amar e ter esperança são uma utopia necessária".

A peça que Tónan Quito apresenta conta a história de Elisabeth, que procura desesperadamente a sua sobrevivência e acaba vítima da máquina do Estado, onde não é permitido que um indivíduo siga os seu sonhos. No início, ela tenta vender o seu corpo ao Instituto de Medicina Legal porque precisa de dinheiro; é acusada de fraude e acaba rodeada de pessoas abandonadas e maltratadas pelo Estado, até encontrar por breves momentos o amor. Mas, cansada de ser "perseguida", acaba por se atirar ao rio, apagando a única réstia de esperança. É possível sermos humanos em tempos de crise?

Resultante de uma coprodução da Câmara do Porto e do Teatro Municipal Maria Matos, "Fé, Caridade e Esperança" é apresentado no Auditório da Junta de Freguesia de Campanhã pelas 21,30 horas de sexta-feira (dia 7), repetindo à mesma hora no sábado e às 16,30 horas no domingo. Como habitualmente, a entrada é livre e sujeita à lotação da sala.

Auditório da JF Campanhã

Rua Ferreira dos Santos, 57

+Info: programação completa do "Cultura em Expansão 2017"