Desporto

Tomás Fernandes e Francisca Veselko vencem segunda etapa da Liga de Surf

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_liga_meo_surf_dia1_2022_21.jpg

Guilherme Costa Oliveira

Tomás Fernandes e Francisca Veselko venceram, este fim de semana, o Somersby Porto Pro, segunda etapa da Liga Meo Surf, disputada na praia de Leça da Palmeira, em Matosinhos. O campeonato é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e conta com o apoio da Câmara do Porto.

O último dia de competição voltou a ter nível de surf de excelência por parte dos melhores surfistas nacionais que competem na primeira divisão da modalidade. Na final masculina, a primeira troca de ondas foi favorável a Guilherme Ribeiro, que abriu as hostilidades com 6.50 pontos.

Apesar de ter caído numa onda, o atual líder do ranking Go Chill, Tomás Fernandes, entrou num bom ritmo com o mar e apanhou a onda que fez a diferença, na casa da excelência com 8.75 pontos. O vice-campeão nacional de 2019 consegue assim, pela primeira vez, vencer duas etapas consecutivas na Liga Meo Surf, indo para a próxima prova em que vai surfar em casa, na Ericeira.

"Tentei jogar com a prioridade no início, apanhei uma onda na qual caí, mas deu-me um bom ritmo. Consegui manter a consistência ao longo do campeonato. Não é preciso fazer sempre os melhores scores, mas manter essa consistência. Não acredito que surfar na próxima etapa em Ribeira D’Ilhas, onde comecei a fazer surf, seja uma grande vantagem. É uma onda fácil de surfar, todos têm bastante experiência em surfar ali. Estou confiante, claro, mas da mesma forma que estive na Figueira da Foz e aqui no Porto", salientou.

Final feminina bem disputada

Na final feminina, Francisca Veselko atacou forte, logo de início, com uma onda excelente de 8.50 pontos, colocando pressão na atual líder do ranking Go Chill, Teresa Bonvalot. A surfista de Carcavelos liderou a final, melhorando ainda a sua segunda melhor onda, de 5.25 para 6.00 pontos na última tentativa, para terminar com o score vencedor de 14.50 contra os 11.60 pontos da adversária. Bonvalot foi tentando inverter a situação, mas não conseguiu encontrar as ondas com potencial para aplicar o seu surf crítico.

Francisca Veselko sagrou-se assim bicampeã da prova depois da vitória alcançada nesta praia, no ano passado, diante de Gabriela Dinis. "A estratégia era apanhar as melhores ondas e finalizá-las, fazer o meu surf e focar-me em mim", referiu a vencedora.

A Liga Meo Surf 2024 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e conta com o apoio da Câmara do Porto.