Política

Tomada de posse dos órgãos municipais marcada para quarta-feira no Pavilhão Rosa Mota

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_camara_09.jpg

Miguel Nogueira

A tomada de posse dos órgãos autárquicos acontece esta quarta-feira, dia 20 de outubro, às 17,30 horas, no Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota. A cerimónia é pública, até à lotação do espaço.

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e o novo Executivo Municipal, bem como os eleitos para a Assembleia Municipal, tomam posse para o mandato 2021-2025 daqui a dois dias.

A cerimónia é pública e será também transmitida em direto, por streaming, na página de Facebook da Câmara Municipal do Porto. Com esta transmissão, permite-se assistir em tempo real à tomada de posse a partir de qualquer lugar com acesso à Internet.

Após o ato de instalação, a partir das 19,30 horas, terá lugar no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG) a primeira sessão da Assembleia Municipal para a eleição da respetiva mesa.

Rui Moreira foi reeleito para o terceiro mandato como presidente da Câmara do Porto nas eleições autárquicas de 2021, que decorreram a 26 de setembro, com 41.169 votos, totalizando 40,72% da votação, segundo os dados oficiais divulgados pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

O movimento independente Rui Moreira: Aqui Há Porto elegeu para a Câmara Municipal seis vereadores, contra três do PS, dois do PSD/PPM, um do PCP-PEV e um do Bloco de Esquerda. As restantes forças políticas a sufrágio (PAN, Chega, PPM, Volt Portugal, Ergue-te e Livre) não elegeram qualquer representante para o executivo camarário.

Quanto aos resultados para as sete freguesias que compõem o concelho, o movimento Rui Moreira: Aqui Há Porto conquistou cinco das seis freguesias a que se candidatou, nomeadamente: União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde; União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos; União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória; Junta de Freguesia de Ramalde; e Junta de Freguesia do Bonfim. Em Campanhã, o socialista e atual presidente da junta, Ernesto Santos, foi reeleito, e na freguesia de Paranhos manteve-se a liderança do PSD.

Relativamente à votação para a Assembleia Municipal, o movimento independente obteve 34,51% dos votos, elegendo 15 deputados. Neste órgão, o PS conseguiu oito deputados, o PSD outros oito, a CDU obteve três representantes, o BE também três, o PAN manteve um deputado e o Chega elegeu o primeiro representante. Neste órgão municipal têm ainda assento por inerência os presidentes das juntas de freguesia eleitos.