Ambiente

Camélias estão de regresso à Alfândega do Porto neste fim de semana

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_exp_camelias_sabado_14.jpg

Filipa Brito

A Alfândega do Porto vai transformar-se num autêntico jardim para voltar a receber a sempre acarinhada Exposição de Camélias da cidade. Presente um pouco por todos os jardins – público e privados – aquela que muitos apelidam de “a mais perfeita das flores” vai florir em pleno neste sábado e domingo, dias 5 e 6 de março.

No Porto, todas as formas são boas para celebrar as camélias, mas, depois de um ano de interregno, o epicentro volta a ser a tradicional Exposição de Camélias na Alfândega. A 26.ª edição do evento abre portas este sábado, às 14,30 horas, para o público conhecer diferentes exemplares desta flor.

Como sempre, o foco estará na cerimónia de entrega de prémios que vão distinguir a “Melhor Camélia”, a “Melhor Camélia de Origem Portuguesa” e a “Melhor Ornamentação/Arranjo Floral de Mesa”.

A festa das camélias faz-se também de música, teatro, contos e dança. No sábado, atuam os PopUp Vozes Portáteis, com o espetáculo “Sing on Spring!”, e também os Ensembles de Clarinetes e Saxofones do Curso de Música Silva Monteiro, criados no âmbito do projeto Music’ALL, desenvolvido em parceria com a Câmara do Porto e que se assume como um veículo para promoção da inclusão social, prevenção do abandono escolar e valorização da cultura.

O primeiro dia da Exposição de Camélias do Porto termina com música e “As Flores do Belo Canto”, da companhia Ópera de Bolso, que se vão voltar a ouvir ao final da tarde de domingo com “A Traviata”, de Verdi.

A programação de domingo também acontece fora de portas com uma visita guiada às camélias centenárias do Parque de São Roque, plantadas pelo horticultor Jacinto de Matos, entre finais do séc. XIX e início do séc. XX. As inscrições devem ser feitas através da Casa de São Roque.

Para os mais novos – e para toda a família -, o Teatro de Marionetas do Porto traz o espetáculo “Nunca”, e haverá duas sessões de contos: uma em torno das “Histórias da Primavera” e outra à volta da “Camélia do Reino de Xi”.

A meio da tarde, volta a música e dança. Para lá da exposição, atuam o Trio DeLírio, com “Sons da Primavera”, e os alunos da Pallco, Performing Arts School & Conservatory trazem “Impressões de Primavera”.

Nos dois dias da exposição, pelos corredores, vai andar a circular um pastor de plantas que guia dois espíritos da terra pelos jardins do mundo, na performance “Entes da Terra”, da companhia Seistopeia, e “Agostinho e Felicidade”, de terra em terra a mostras flores e plantas, pela Boca de Cão.

Além da exibição, volta o tradicional Mercado das Camélias que mostra, entre outros produtos, plantas de produtores nacionais, chá, arranjos naturais, cerâmica (azulejos), gravuras e aquarelas.

A Exposição de Camélias do Porto é uma iniciativa conjunta da Câmara do Porto e da Associação Portuguesa de Camélias. A entrada e a participação em todas as atividades é livre, sendo que o uso de máscara é obrigatório em todo o recinto.