Cultura

TMP celebra o Dia Mundial do Teatro com programação online

  • Inês Reis

  • Notícia

    Notícia

Mario_Campos_Rainha_Passos_em_Volta.JPG

Mário Campos Rainha

Com os teatros e salas de espetáculo ainda encerradas ao público, as celebrações em torno do Dia Mundial do Teatro, que se comemora amanhã, 27 de março, voltam a ter de acontecer à distância, através do universo online. O Teatro Municipal do Porto (TMP) antecipa a festa com uma programação especial a partir desta sexta-feira, disponibilizando as peças “Paisagem” e “Passos em Volta” no palco digital.

Partindo de textos de Herberto Hélder, “Passos em Volta”, da Companhia João Garcia Miguel, é um pretexto para “a perceção de um ‘eu’ que tem um corpo, que sente, que procura Deus, o amor, que busca transcender-se”. Recorrendo ao registo biográfico do escritor, a peça desafia assim a perspetiva moral com que nos vemos, com que revestimos repetidamente as cicatrizes, como se os hábitos de vida, de linguagem e de gestos nos defendessem de nós mesmos.

Interpretado pelos atores João Lagarto e David Pereira Bastos, o espetáculo pode ser visualizado gratuitamente a partir das 19 horas desta sexta-feira, e até domingo, nas redes sociais (Facebook e Youtube) do TMP.

Já a cocriação “Paisagem”, dos atores Paula Diogo e Tonan Quito e do coletivo Foguetes Maravilha, radicado no Rio de Janeiro, é a segunda proposta do Teatro Municipal do Porto para estes dias. Baseado num segundo momento do ciclo “Sobre lembrar e esquecer”, iniciado em 2018, o espetáculo debruça-se sobre o modo como a memória opera as nossas vidas. Partindo de uma conversa sobre duas peças curtas de Harold Pinter, onde em ambas um casal de meia idade dialoga (ou monologa) sobre episódios que só um deles parece recordar ou que ambos recordam de forma diferente, a peça pretende refletir sobre aquilo que mantém as pessoas juntas ao longo dos anos, e como se estabelecem as relações de intimidade e interdependência.

O espetáculo, produzido entre Portugal e o Brasil, tem o custo de 3,50 euros e fica disponível através da Bol Live Streaming a partir das 21 horas desta sexta-feira, onde permanece até domingo.

Teatro São João reúne atividades online para todas as idades

Do mesmo modo, e como não poderia deixar de ser, também o Teatro Nacional São João (TNSJ) tem preparado um programa comemorativo para assinalar a data no conforto e segurança da casa dos espetadores.

A partir das 21 horas desta sexta-feira, será possível assistir no palco virtual do TNSJ às produções próprias “À Espera de Godot”, com encenação de Gábor Tompa, e “O Balcão”, de Jean Genet, encenado pelo diretor artístico do São João, Nuno Cardoso. Os dois espetáculos permanecem disponíveis on demand até dia 4 de abril e os bilhetes têm o custo de 2 euros cada, permitindo a visualização até três dias após a aquisição. 

No sábado, pelas 9 horas, o programa continua com as Oficinas de Páscoa, procurando dar asas à imaginação dos mais novos, seguindo-se, às 12 horas, nas redes sociais do TNSJ, uma entrevista com o encenador e histórico diretor do teatro Volksbühne em Berlim, Frank Castorf.

Durante a tarde, será possível acompanhar o lançamento do projeto “Bambolina!”, um dicionário performativo com explicações e representações na primeira pessoa de quem vive por dentro esta arte. Os primeiros verbetes podem ser vistos na RTP2, a partir das 14,55 horas, e contam com o contributo de 12 atores.

Também o Centro Educativo vai invadir o espaço digital com o “Once Upon a Time”, do Clube de Teatro Sub-18, com o projeto “E se Gil Vicente passasse na Netflix?”. A transmissão será apresentada através da plataforma Zoom, mediante inscrição prévia.

De resto, neste fim de semana vai ser ainda possível conhecer o terceiro volume dos "Cadernos do Centenário" do TNSJ, através da publicação do ebook "Teatro Visual: 100 Anos de Objetos Gráficos", de Francisco Laranjo.