Desporto

Título nacional de surf é disputado nas praias do Porto e de Matosinhos

  • Notícia

    Notícia

#mno_surf.jpg

Porto.

Entre os dias 18 e 20 de setembro, a Praia Internacional do Porto recebe o Renault Porto Pro para a segunda fase decisiva da Liga Meo Surf, a competição que apura os títulos de campeões nacionais.

É já neste fim de semana que as praias do Porto e de Matosinhos vão receber os melhores surfistas nacionais, naquela que é a 15.ª edição consecutiva da etapa nortenha, uma das mais históricas do calendário da Liga Meo Surf.

Marcado para os próximos dias 18, 19 e 20 de setembro, o Renault Porto Pro constitui a quarta e antepenúltima etapa deste ano da principal prova de surf em Portugal, definindo os títulos de campeões nacionais da modalidade.

Num ano excecional, assinalado por condicionantes inéditas, a Liga Meo Surf mantém-se como a única competição oficial em todo o mundo a atribuir um título de surf.

A retoma aconteceu ainda durante o mês de junho, sob um rigoroso plano de contingência, adaptado à realidade da Liga, que teve acompanhamento de especialistas em saúde pública e a validação do Instituto Português do Desporto e Juventude.

"O surf tem sido um exemplo na forma como se readaptou a esta nova realidade. O facto de ter sido a primeira Liga de surf no mundo a conseguir arrancar após o desconfinamento, prova não só a sua capacidade organizativa, como transmite um importante sinal de esperança a todos os atletas e agentes desportivos. Nesse contexto, só podemos desejar que esta próxima etapa no Porto seja um sucesso e que todos possam desfrutar de boas ondas, em segurança", afirmou Catarina Araújo, vereadora da Juventude e Desporto da Câmara Municipal do Porto.

As três primeiras etapas da competição tiveram lugar, respetivamente, na Figueira da Foz, na Ericeira e em Sintra, cabendo agora ao Porto abrir as hostilidades desta segunda e decisiva fase da temporada desportiva, que terá a sua conclusão em Cascais, entre os dias 15 a 17 de outubro.

Afonso Antunes, no quadro masculino, e Teresa Bonvalot, na vertente feminina, lideram os respetivos rankings à entrada para a etapa do Porto, habitualmente decisiva para as contas do título, já que o vencedor do Renault Porto Pro acaba sempre por se sagrar campeão nacional.

Como tem sido habitual nos últimos anos, a Praia Internacional do Porto será o palco principal da competição, este ano sem presença de público, ficando a praia de Leça da Palmeira como palco alternativo.

O Renault Porto Pro poderá ser acompanhado a partir de casa, em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: Facebook do Meo, na posição 810 da grelha de canais Meo, em ligameosurf.pt e nas redes sociais em @ansurfistas.

A Liga Meo Surf 2020 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o apoio local das câmaras municipais de Porto e Matosinhos e o apoio técnico da Onda Pura e da Federação Portuguesa de Surf.