Economia

Titulares do cartão Porto. vão ter vouchers de desconto para usar no comércio local

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_cartao_porto_01.jpg

Miguel Nogueira

Será votado na reunião de Executivo da próxima segunda-feira, 20 de dezembro, o lançamento de um programa de incentivo à atividade comercial que prevê a atribuição, aos detentores do cartão Porto., de vouchers de desconto para utilizar nas compras efetuadas no comércio de rua, local e tradicional.

O período de utilização dos vales de desconto vai decorrer no início do próximo ano, entre os dias 14 de fevereiro e 10 de abril. Aos titulares do cartão Porto. serão distribuídos três vouchers numerados e sequenciais, com o valor unitário de 5 euros, para serem utilizados nos estabelecimentos aderentes em compras de valor igual ou superior a 10 euros.

Esta é uma medida com a qual, à semelhança do que sucedeu com o programa de incentivo à atividade comercial em vigor entre maio e julho, a Câmara do Porto pretende contribuir para a dinamização do comércio de rua, local e tradicional. Apoiando os comerciantes e encorajando o consumo, a iniciativa visa a atenuação dos prejuízos decorrentes da crise económica motivada pela pandemia.

Para tal, o município vai afetar ao programa uma verba máxima de 500 mil euros, que corresponde ao máximo de 100.000 vouchers de 5 euros cada. Os vouchers vão poder ser utilizados cumulativamente numa única compra, desde que se mantenha a relação do desconto de 5 euros para um valor de compra igual ou superior a 10 euros. Assim, poderão ser utilizados dois vouchers numa compra de valor igual ou superior a 20 euros (sendo o desconto a aplicar de 10 euros), ou três vouchers numa compra igual ou superior a 30 euros (sendo o desconto de 15 euros).

Os descontos serão válidos “nos estabelecimentos comerciais com porta aberta para a rua e com dimensão nunca superior a 250m2, incluindo restaurantes, cafetarias, barbearias, salões de cabeleireiros e estabelecimentos de atividades de bem-estar físico e que queiram tornar-se aderentes”, pode ler-se na proposta assinada pelo vereador do Comércio.

“Esta atividade económica, por ter tido a sua atividade interrompida ou fortemente comprometida, evidencia a necessidade de incremento da procura”, justifica Ricardo Valente, notando que “o dinamismo do tecido comercial da cidade, da restauração, cafetarias, barbearias, salões de cabeleireiros e dos estabelecimentos de atividades de bem-estar físico, mantém-se ameaçado, dada a vulnerabilidade situacional causada pela pandemia.”

O cartão Porto. está disponível para todos os munícipes com domicílio fiscal na cidade, assim como os estudantes com quarto ou casa arrendada, e atribui um lote de descontos e benefícios que tem vindo a ser alargado. Para além da gratuitidade dos transportes até aos 18 anos, este documento faculta a entrada gratuita em todas as estações do Museu da Cidade, o desconto de 50% na bilhética para os espetáculos do Teatro Municipal do Porto – Rivoli . Campo Alegre, a utilização gratuita do Funicular dos Guindais, ou o acesso às instalações das piscinas municipais a metade do preço.