Turismo

Time Out Market Porto abre esta sexta-feira junto à Estação de São Bento

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

nmc_timeoutmarket_2024_01.jpg

Nuno Miguel Coelho

O Time Out Market do Porto, o primeiro mercado gastronómico e cultural do mundo com curadoria editorial, que junta o melhor da cidade debaixo do mesmo teto, abre ao público esta sexta-feira, às 12h30, na ala sul da Estação de São Bento. Vai funcionar todos os dias da semana, das 10 à meia-noite.

Ocupa uma área de cerca de dois mil metros quadrados, integrando 16 espaços: 12 restaurantes, dois bares, uma torre, com duas unidades, e um espaço exterior. O projeto de revitalização deste espaço é da autoria do arquiteto portuense Eduardo Souto de Moura, prémio Pritzker em 2011.

Aos já anunciados chefs e restaurantes juntam-se agora a este conceito que celebra o talento gastronómico e cultural de cada cidade, outros dois nomes: Sala de Prova e A Vida Portuguesa. A primeira será o conceito que vai dar vida ao topo da torre desenhada pelo arquiteto Souto de Moura, inspirada nos antigos reservatórios de água que existiam nas estações de comboio.

Ocupa uma área de cerca de dois mil metros quadrados, integrando 16 espaços: 12 restaurantes, dois bares, uma torre, com duas unidades, e um espaço exterior

Será o local privilegiado para os portuenses, turistas nacionais e estrangeiros, terem a melhor experiência de vinhos do Porto e Douro, com curadoria do enólogo Bento Amaral, que podem ser acompanhados por um menu de petiscos criado pelo chef Luís Américo. Todos os meses haverá uma agenda de eventos ligada ao vinho, onde se incluem cursos de introdução ao vinho, masterclasses, conversas com enólogos e jantares vínicos, entre muitos outros.

A base da torre terá como inquilino a loja A Vida Portuguesa, marca fundada por Catarina Portas, em 2007, e que celebra várias marcas e produtos portugueses icónicos. Esta abertura no Time Out Market marca o regresso do espaço comercial, após o interregno de quatro anos, numa área que vai reunir alguns dos seus produtos mais reconhecidos de mercearia, casa & decoração, têxtil, papelaria, ourivesaria e perfumaria.

Estes espaços juntam-se a vários outros nomes consagrados do Porto como os chefs Ricardo Costa, Rui Paula, Vasco Coelho Santos e Rafaela Louzada, assim como o restaurante vegetariano Fava Tonka (chef Nuno Castro), a Casa Inês, de Inês Diniz (ex-Casa Aleixo), o Meia-Nau, o Okra Pizzaria, o Tábua Rasa, o Brusco Burger e a Padaria Ribeiro.