Economia

Tik Tok, Spotify e Amazon vêm ao Porto impulsionar inovação de mais de cinco centenas de alunos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_visita_estudo_alunos_americanos_04.jpg

Miguel Nogueira

As aulas estão prestes a começar na European Innovation Academy (EIA), a maior academia de empreendedorismo e inovação do mundo que, já a partir deste domingo e até 2026, terá casa no Porto. De 17 de julho a 5 de agosto, 550 estudantes de 120 universidades de todo o mundo vão aprender a formar a sua startup com especialistas de empresas como a Tik Tok, a Spotify ou a Amazon.

O diretor geral da ChillTime, Daniel Vila Boa, é o responsável do programa de mentoria da EIA e reforça como esta academia “é conhecida pelo seu espírito empreendedor e é a casa de muitas startups e empresas de grande sucesso”. Ao longo de três semanas, os estudantes contam com a ajuda de 100 mentores nacionais e internacionais no desenvolvimento de protótipos, angariação de clientes e na realização de um pitch (apresentação) para captar investimento.

Reagan Fry, líder de produto da Tik Tok, está entre os mentores da European Innovation Academy e vem ao Porto partilhar com os jovens futuros empreendedores a missão que a rede social assume de “oferecer oportunidades económicas a criadores que inspiram à criatividade, trazem alegria e providenciam valor” aos utilizadores.

Da gigante Amazon, a gestora de produto Joselyn Jang, vem orientar os estudantes no campo do marketing, enquanto Nadia Salem, líder de produto da plataforma Spotify, irá partilhar a experiência na área de Data Science.

Este ano, a academia dá ainda corpo à Porto Startup Expo, a 29 de julho, onde será possível conhecer o trabalho desenvolvido pelas equipas de estudantes durante os primeiros dias da EIA. Durante a exposição, os visitantes terão a oportunidade de conhecer as novas tendências no ecossistema de startups e no campo do empreendedorismo, encontrar colaboradores para as suas ideias, assim como ajudar e aconselhar estas empresas em fase embrionária, enquanto testemunham o quão longe as ideias destes estudantes chegam em apenas dez dias.

Em paralelo, acontece também a cimeira Global Entrepeneurship Education (GEES), nos dias 28 e 29 de julho, com representantes das universidades participantes, e onde o foco estará no ensino do empreendedorismo a nível internacional.

De 27 a 29 de julho, termina no Porto, com a vertente de marketing, o programa Santander x EIA Epix Program, que juntou 175 alunos num programa de nove semanas.

A European Innovation Academy conta com o apoio da Câmara do Porto e terá lugar nas faculdades de Economia e de Engenharia da Universidade do Porto. Com um total de 700 participantes de 42 nacionalidades diferentes e 40 representantes de universidades de todo o mundo, a iniciativa conta também com a Fundação Santander, a Beta-i, a Google, a Universidade de Berkeley e a Universidade de Stanford como parceiros.

Aquando da apresentação da edição de 2022 da EIA, o vice-presidente da Câmara do Porto sublinhou que “tem sido propósito deste Executivo dotar a cidade de ferramentas inovadoras para criação de valor acrescentado e mais emprego qualificado”.

Filipe Araújo, que também tutela a Inovação e a Transição Digital, destacou o “plano estratégico e de esforço contínuo da autarquia de ligação aos seus parceiros, de forma a promover a cidade como um todo”, através da iniciativa ScaleUp Porto.

Criada na Estónia em 2011, a EIA está presente em Portugal há cinco anos, e acontece também em Hong Kong, Itália ou Qatar.