Desporto

Tiago Campos e Mafalda Rosa dominam prova em águas abertas no Douro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Tiago Campos e Mafalda Rosa, do Clube de Natação de Rio Maior, venceram este domingo, pelo segundo ano consecutivo, a Douro Bridges Porto & Gaia Open Water, numa distância de quatro quilómetros, entre a Ribeira do Porto e a praia contígua à Douro Marina, em Vila Nova de Gaia.

A prova, organizada pela Associação de Natação do Norte de Portugal, em parceria com os municípios do Porto e Vila Nova de Gaia, integra o circuito nacional de águas abertas e contou com a participação de centenas de nadadores.

Em termos absolutos, o olímpico Tiago Campos terminou a prova em 39.12,3 minutos, superiorizando-se a Hugo Ribeiro por 1.07 minutos. O pódio masculino ficou completo com Francisco Amaral (FC Porto), em terceiro lugar. Diogo Nunes (Colégio Efanor) e João Sousa (SC Braga) foram quarto e quintos classificados, respetivamente.

Na prova feminina, Mafalda Rosa (CN Rio Maior) também dominou, tendo terminado na terceira posição da classificação geral com 41.11,1. O segundo lugar foi para Marta Aguilar (Clube Náutico Académico), com 44.55,7, e o terceiro para Daniela Lopes (GDN Famalicão), com mais dois segundos. Referência para o quarto lugar de Vânia Neves (Viana Natação).

A entrega de prémios aos vencedores, em todas as categorias, contou com a presença da vereadora do Desporto, Catarina Araújo.

Estreada no ano passado com grande sucesso, a Douro Bridges Porto & Gaia Open Water marcou o regresso ao rio Douro das provas de águas abertas, o que não aconteciam há 43 anos. A Travessia do Porto a Nado, a mais emblemática de todas as provas que se realizou no Rio Douro, teve início em 1916 e a última edição decorrera em 1979.