Cultura

“The Time(s) of Contemporaneity” é a nova publicação editada pela Galeria Municipal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_The Times_of_Contemporaneity.JPG

DR

A mais recente publicação resulta dos cursos “The Time(s) of Contemporaneity” e “The Time(s) of Contemporaneity 2: Descolonizando a Cultura”, do programa Colectivos Pláka, coordenados por Nuno Crespo, curador, crítico de arte e investigador e por Claire Bishop, historiadora e crítica de arte.

Agora materializado em papel, o livro foi editado por Nuno Crespo e reúne as contribuições de Guilherme Blanc, comissário do programa e do projeto editorial, assim como de várias figuras de relevo em diferentes áreas artísticas que participaram nas iniciativas – Flávio Almada, Kader Attia, Tania Bruguera, Filipa César, Joana Gorjão Henriques, Isabel Lewis, Marinho de Pina e Françoise Vergès.

Os cursos foram realizados entre 2018 e 2019. O primeiro curso centrou-se na ideia de tempo, implícita na ideia de contemporaneidade, através de um processo de autorreflexão sobre a teoria e a prática artística. O segundo curso, intitulado “The Time(s) of Contemporaneity 2: Descolonizando a Cultura”, abordou o debate sobre o legado do colonialismo, que serviu de fio condutor para pensar o passado e ensaiar novas possibilidades para o presente.

A publicação já está disponível para compra no balcão da Galeria Municipal do Porto, ou por correio, através do email galeriamunicipal@agoraporto.pt.

Também é possível adquirir o conjunto das quatro edições dos Colectivos Pláka, publicadas até à data, a um valor reduzido. Mais informações no website da Galeria.