Sociedade

The Telegraph recomenda visita ao Porto com todos os sentidos, por vários motivos

  • Notícia

    Notícia

#fib_ribeira_casas.jpg

A partir do ritual de degustação de um Vinho do Porto e de boas experiências gastronómicas na região, o jornal britânico The Telegraph desenvolve, na sua edição online, um roteiro sobre o Porto que logo no título deixa claro: o leitor deve considerar esta cidade como "o seu próximo porto de escala".

Boa comida, belas livrarias, preços convidativos e uma série de pontos de interesse, num misto de História e renovação, são dados como justificação. Conforme se destaca no artigo, o Porto "permanece na moda", nele florescendo "novas tentações e atrações". Ou seja, há "muito que ver na cidade de ruas graníticas que deu o nome a Portugal". Num texto atravessado pelos sentidos, dá-se como exemplo a loja-museu Claus Porto na Rua das Flores, uma artéria "totalmente reabilitada" que hoje apresenta "fachadas brilhantes, com painéis de azulejos restaurados, e atraentes lojas-boutique". 

Ir ao Café Guarany é a sugestão deixada para se provar "a excelência do café português" e apreciar os Aliados: "Esta grande avenida, de majestosas fachadas e dominada pela torre do edifício da Câmara, é o Porto no seu melhor, nas suas múltiplas camadas".

Há, depois, "igrejas em quase todas as esquinas, com azulejos vidrados azuis e brancos misturados no característico granito". Como exemplo é indicada a Capela das Almas, na comercial Rua de Santa Catarina, pela sua "particular beleza". A Igreja de São Francisco é recomendada pelos seu "ambiente interior jubiloso e quente, dourado e muito ornado", contrastando com o exterior "cinza e austero".

Após a referência incontornável à Estação de São Bento, com os seus painéis de azulejos cheios de histórias e detalhes, desce o leitor até à Ribeira, a cascata de casas em todos os tons "a cair para o rio Douro": está-se, então, no Porto "populoso, autêntico e medieval", com roupa lavada a colorir os estendais.

Entre incursões por estabelecimentos que mimam o palato, chega-se à Torre dos Clérigos, cuja subida "vale bem o esforço", e ali ao lado à Livraria Lello.

Para lá do centro também há Porto, surgindo como referências a Casa da Música, "um extraordinário edifício onde se proporciona uma estimulante imersão no mundo da música", e o Museu de Serralves.