Economia

Dissertação sobre atração de talento internacional para a cidade distinguida com Prémio Economia Porto.

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Perante a realidade de que o trabalho qualificado se está a tornar cada vez mais móvel, Rui Azevedo debruçou-se sobre a necessidade de uma boa gestão de atração, facilitação e incorporação de talento internacional na cidade. Na sua primeira edição, o Prémio Economia Porto., lançado pelo Município, distinguiu a dissertação de mestrado do estudante da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) com a atribuição de 1.500 euros.

O vencedor do concurso teve a oportunidade de apresentar o trabalho “Collective actions to attract, facilitate and incorporate international talent in the city of Porto” na cerimónia que decorreu na tarde desta quinta-feira, 7 de abril, no Porto Innovation Hub, e onde marcou presença o vereador com o pelouro da Economia, Emprego e Empreendedorismo, Ricardo Valente.

A dissertação de mestrado em Economia e Gestão Internacional de Rui Azevedo analisou dois projetos municipais – Porto. for talent e Study in Porto – destacando em ambos a capacidade distributiva com acesso a uma rede e conhecimento especializado e a cooperação entre os diversos intervenientes do ecossistema do talento da cidade.

O presidente do júri, Alberto Castro, destacou a importância das cidades e da produção de conhecimento científico aplicado, que possa contribuir para dar resposta a desafios e problemas reais que as cidades enfrentam.

Enaltecendo a iniciativa da Câmara do Porto, o docente da Faculdade de Economia e Gestão da Católica Porto acredita que este prémio contribuirá para a elaboração de trabalhos aplicados à cidade, que possam servir de suporte e inspiração para a tomada de decisão, quer na resolução de problemas, quer na implementação de novas medidas, estreitando assim a relação entre a academia e a sociedade civil.

O Prémio Economia Porto. atribuiu, ainda, duas menções honrosas às dissertações “City Branding e Inovação: O Papel do Branding Local no Desenvolvimento do Ecossistema de Inovação da Asprela (Porto)”, de Ivo André Calheiros Maia Pereira (mestrado em Economia e Gestão da Inovação) e “Co-creation in Place Branding: The Element Community in Mercado Temporário do Bolhão Brand”, de Miguel Martim Rodrigues Leal (Mestrado em Gestão), ambas da FEP.

Este galardão é promovido pela Câmara do Porto com o objetivo de contribuir para o melhor conhecimento da economia da cidade e, dessa forma, ajudar a desenvolver políticas públicas que melhorem o tecido económico e a qualidade de vida dos portuenses.

Os trabalhos foram avaliados conforme a sua relevância social e económica; a originalidade, relevância e qualidades científica; mas também pela capacidade de transferência e aplicabilidade e clareza e qualidade da redação.

Além de Alberto Castro e do próprio vereador Ricardo Valente, o júri do Prémio Economia Porto. era composto por Isabel Mota, professora da FEP, Nuno Torres, da Associação Empresarial de Portugal, António Manuel Cunha, da Ordem dos Economistas – Norte, Carlos Brito, vice-reitor da Universidade Portucalense, e Elizabeth Real de Oliveira, diretora da Faculdade de Ciências da Economia e Empresa da Universidade Lusíada do Porto.