Sociedade

Tertúlia de fim de tarde sobre inovação alimentar assinala o Dia Internacional da Juventude

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

jq_inovacao_alimentar.jpg

João Queirós

O tema das comemorações de 2021 do Dia Internacional da Juventude, definido pelas Nações Unidas, é “Transformar Sistemas Alimentares: Inovação Juvenil para a Saúde Humana e Planetária”.

Abrindo espaço a atividades vocacionadas para o aproveitamento de alimentos; economia circular; nutrição, com a utilização de alimentos oriundos de produtores locais, sazonais e com uma pegada ecológica baixa; compostagem, hortas verticais e outros mecanismos em que cada pessoa pode reduzir o desperdício alimentar e produzir os seus próprios alimentos, o Dia Internacional da Juventude deste ano destaca as soluções desenvolvidas por jovens inovadores para enfrentar os desafios dos nossos sistemas alimentares. O combate às desigualdades na segurança alimentar, a perda de biodiversidade, as ameaças ao meio ambiente e muito mais passa pelos jovens.

Entendeu o Município do Porto associar-se à atividade proposta pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude para, em conjunto com o Conselho Nacional de Juventude, a Federação Nacional das Associações Juvenis e a Lipor, organizar uma “tertúlia de fim de tarde” na Praça Gomes Teixeira (Praça dos Leões, junto à Reitoria), a partir das 17,30 horas.

Seguindo como tema “O ciclo do Alimento”, a conversa é partilhada por Cláudia Afonso, nutricionista e professora na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto; Carolina Batista, representante da Too Good to Go, marketplace de excedente alimentar; Cristina Ferreira, da Lipor; Maria Antónia Pereira, participante no projeto Horta à Porta; e Daniel Freitas, adjunto do vice-presidente da Câmara do Porto.

A tertúlia pretende “apelar a uma maior consciencialização sobre formas de reduzir a pegada ecológica alimentar, incentivando a adoção de estilos de vida mais inovadores e saudáveis, ecologicamente sustentáveis e capazes de reduzir o desperdício alimentar e os custos com as cadeias de abastecimento atuais, numa conversa informal, troca de experiências e partilha de conhecimentos”.

O evento incluirá a degustação de um snack e uma bebida saudável. Às 19 horas haverá a atuação, em streaming, do músico norte-americano de hip-hop, Anthony Parker, conhecido por Wordsmith.

Instituído em 1999 pelas Nações Unidas, o Dia Internacional da Juventude nasceu com o intuito de reconhecer a importância e o papel dos jovens e adolescentes na sociedade onde estão integrados, incentivando a sua participação ativa na construção de uma sociedade melhor.