Sociedade

Terreiro da Sé aponta para Santiago de Compostela com um Marco Jacobeu

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Quem se dirigir ao Terreiro da Sé do Porto vai encontrar um “marco Jacobeu”, um dos símbolos mais representativos dos Caminhos de Santiago. Trata-se de uma peça de granito, que se coloca próximo de uma “Ruta Xacobea”, para indicar aos peregrinos a direção correta e a distância até Santiago de Compostela. Contém dois dos símbolos mais reconhecidos do Caminho: a seta amarela e a concha de vieira.

A peça foi apresentada nesta terça-feira, pelo vereador da Economia e Turismo da Câmara do Porto, Ricardo Valente, e pela diretora da Agência de Turismo da Junta da Galiza, Nova Castro Domínguez, numa sessão que decorreu à margem da apresentação do Jacobeu 2021-2022, nas Caves Cálem.

A sinalização das diferentes rotas do Caminho de Santiago, na Europa, supera os 80.000 quilómetros em 28 países. Contudo, a projeção da Rota Jacobeia não se limita apenas ao plano físico. Os peregrinos estão em qualquer parte do mundo: desde os Estados Unidos ao Japão, desde a Gronelândia a Madagáscar. Só em 2018, chegaram a Santiago de Compostela peregrinos de 180 países diferentes dos cinco continentes, sendo Portugal o segundo país com mais peregrinos, depois de Espanha.

Neste contexto, o marco do Ano Santo 2021 é um acontecimento cultural, religioso e turístico que atrairá milhares de pessoas à Galiza, daí que o Governo Galego pretenda colocar estes marcos “mojones”, em lugares emblemáticos de todo o mundo, como é o caso da Cidade do Porto e do Terreiro da Sé.

Numa altura em que se assinala o Ano Santo Xacobeo 21-22 em Santiago de Compostela, Espanha, as comemorações foram prolongadas pela primeira vez por dois anos devido à pandemia da Covid-19. O Xacobeo, também conhecido como Ano Jacobeu, Ano Santo ou Ano Jubilar, só é celebrado quando a festividade do Apóstolo Santiago do dia 25 de julho acontece a um domingo. Isto ocorre em um intervalo de anos diferentes, a cada cinco ou seis anos e, às vezes, chega a ser 11.

O Porto associou-se às comemorações galegas do Ano Santo Jacobeu e, entre outras iniciativas, está previsto receber a 17 de julho de 2022, a regata Iacobus Maris, cujos veleiros vão recriar a viagem do corpo do apóstolo Santiago desde Israel até à Galiza.

Além das comemorações alusivas ao Ano Santo, a campanha, em itinerância por Portugal e Espanha, pretende dar a conhecer os aspetos mais representativos da cultura, arte e gastronomia galega.