Turismo

Terreiro da Sé acolheu comemorações do Dia de Santiago

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A cidade do Porto comemorou, esta terça-feira, o Dia de Santiago e a cerimónia teve como cenário o local que muitos peregrinos escolhem como ponto de partida para a sua jornada até Santiago de Compostela: o Terreiro da Sé.

Na Sé Catedral foi celebrada uma missa, presidida pelo capelão do templo, padre José Pedro Azevedo, e a bênção dos peregrinos. No final, e já no Terreiro da Sé, decorreu as boas-vindas aos peregrinos, com a presença da vereadora do Turismo e Internacionalização, Catarina Santos Cunha, que salientou a importância do traçado para a cidade.

Considerando que o Porto foi, em 2022, a segunda cidade de onde saíram mais peregrinos para Santiago de Compostela, Catarina Santos Cunha destacou a crescente atratividade da cidade para este segmento que, na sua condição de peregrinos, "usufruem, igualmente, do destino e da hospitalidade com que gostamos de receber".

Seguiu-se um encontro com o especialista dos Caminhos de Santiago, Manuel Araújo, que efetuou uma breve contextualização do tema e acompanhou o grupo no trajeto comum aos três caminhos que partem do Porto. No percurso houve tempo para visitar a Capela das Verdades, onde funciona o Centro de Apoio ao Peregrino, com uma visita guiada ao edifício e visualização do vídeo dos Caminhos de Santiago no Porto, bem como uma visita exterior à Capela de Nossa Senhora da Silva. O percurso terminou junto à Torre dos Clérigos com a despedida dos peregrinos e os votos de "bom Caminho".