Urbanismo

Terminal Intermodal de Campanhã vence Grande Prémio Enor de arquitetura

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

Terminal_Intermodal_Campanha_03.png

Terminal Intermodal de Campanhã

O Terminal Intermodal de Campanhã (TIC) venceu a edição deste ano do Grande Prémio Enor de arquitetura, tendo sido considerada a melhor obra portuguesa em competição. Inaugurado em julho de 2022 já serviu sete milhões de passageiros.

De acordo com a STCP Serviços, gestora da infraestrutura, "o projeto, da Brandão Costa Arquitectos, foi considerado a melhor arquitetura de Portugal e venceu o Grande Prémio", ex-aequo com um projeto de habitação em Barcelona.

O júri considerou o terminal "um projeto de infraestrutura que aborda a complexidade morfológica em que se insere, apresentando-se como um primeiro passo para aproximar as partes dispersas".

No 'site' dos prémios, a presidente do júri sublinha que o TIC é “um projeto que resolve, com arquitetura, questões urbanas urgentes, junto da estação de Campanhã”. “A grande qualidade do projeto é, a partir de uma encomenda específica – a construção de um novo terminal para a estação –, ele conseguir ser muito mais do que isso. Resolve, acima de tudo, questões de articulação que nos levam a descobrir uma possibilidade de cidade nova. Isso é a mais-valia do projeto”, adianta a arquiteta Inês Lobo.

Projeto já ganhou vários prémios

Em entrevista ao Porto., o autor do projeto do Terminal reconheceu que "a Câmara do Porto teve, finalmente, vontade de resolver e concretizar um projeto para um problema que se arrastava desde o século XIX”.

“O projeto é fundado nesta dupla ideia: resolver o Intermodal, do ponto de vista funcional e ser o mais simples possível, e, ao mesmo tempo, criar um novo ambiente de cidade, mais desafogado, com outra panorâmica, em Campanhã. Redesenhamos todos os arruamentos, criamos ruas novas, uma mobilidade mais fluída, visualmente um território mais aberto”, revelou Nuno Brandão Costa.

Ainda não tinha sido inaugurada e a obra era já distinguida pela Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), para arquitetura, relativos a 2021. Depois disso foi distinguido com um dos Prémios Construir 2022. Já este ano, no Salão Imobiliário de Portugal, recebeu o prémio de “Melhor Empreendimento Imobiliário – Espaços Públicos” e, mais recentemente, em Guimarães, venceu na categoria de Projeto de Impacto Económico, Social e Ambiental.

O Grande Prémio Enor de arquitetura, já na sua nona edição, foi criado com a intenção de premiar e contribuir para a divulgação da melhor arquitetura que se realiza em Portugal e Espanha e que, atualmente, está perfeitamente consolidado como um dos prémios de arquitetura de referência na Península Ibérica. Como em todas as edições anteriores, este prémio será compilado num livro com todos os trabalhos dos vencedores e finalistas.