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Terminal Intermodal de Campanhã reorganiza transportes na cidade a partir de quarta-feira

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Filipa Brito

O Executivo da Câmara do Porto vota na reunião pública de segunda-feira, dia 18, a alteração da origem e término das linhas do serviço público de transporte rodoviário de passageiros intermunicipal e inter-regional que se torna necessária com a entrada em funcionamento do Terminal Intermodal de Campanhã.

Nesta quarta-feira, 20 de julho, o Porto entrará numa nova era da mobilidade. Nesse dia entrará em funcionamento o Terminal Intermodal de Campanhã (TIC), o “lugar onde as linhas se encontram” – por esta infraestrutura vai passar uma parte significativa do transporte público com origem e destino na cidade.

Assim sendo, torna-se necessário promover a alteração da origem e término das linhas do serviço público de transporte rodoviário de passageiros intermunicipal e inter-regional, pelo que o Executivo municipal apreciará, na reunião pública de segunda-feira, uma proposta nesse sentido.

No documento, assinado pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recorda-se que, no âmbito do Concurso Público Internacional para a Aquisição do Serviço Público de Transporte Rodoviário de Passageiros na Área Metropolitana do Porto (AMP), “foi acordado entre as partes que a alteração da origem e o término das linhas intermunicipais e inter-regionais na cidade do Porto teria lugar aquando da entrada em funcionamento dos operadores na nova concessão de serviço público de que a AMP é concedente ou até à entrada em funcionamento do TIC, consoante a data que ocorresse primeiro.”

“Sucede que o TIC entrará já em funcionamento no próximo dia 20 de julho de 2022, pelo que é necessário promover a alteração da origem e término das linhas do serviço público de transporte rodoviário de passageiros intermunicipal e inter-regional, com origem ou destino na cidade do Porto”, acrescenta o autarca.

“Sendo esta uma alteração significativa da rede de transportes públicos rodoviários em funcionamento na cidade do Porto”, sinaliza Rui Moreira, “deve ser assegurado um período de transição até à produção de efeitos desta medida, com o objetivo de informar os utilizadores, proceder aos necessários ajustes na operação do transporte público, pelos operadores privados e pela STCP, bem como para intervenções de melhoria dos equipamentos, infraestrutura rodoviária e sinalização de trânsito.”

No seguimento dos “grandes investimentos realizados”, o Município pretende, com a entrada em funcionamento do TIC, proceder a uma reorganização do “acesso do transporte público rodoviário de passageiros à cidade, através da utilização de um conjunto de terminais e interfaces estratégicos, diminuindo a enorme pressão sobre o sistema viário que se tem verificado.”

Assim, foram identificados os terminais e interfaces a utilizar pelos operadores privados de transporte público coletivo rodoviário de passageiros, detalha-se ainda. De acordo com o documento anexo à proposta, citado pela agência Lusa, o Parque das Camélias, na zona da Batalha, receberá as linhas intermunicipais provenientes de Arouca (CCT), Oliveira de Azeméis (centro), São João da Madeira (CCT), Santa Maria da Feira (Fiães) e Vila Nova Gaia (Alheira, Areinho, Camélias, Chãos Vermelhos, Freixieiro, Grijó Outlet-Park&Ride, Igreja de Olival, Interface dos Carvalhos, Pedroso, Póvoa de Baixo, Salgueiros e Vilar de Andorinho).

O Terminal Intermodal de Campanhã vai acolher as linhas intermunicipais provenientes de São João da Madeira (CCT), de Gondomar (Alto de Barreiros, Gramido, Medas, Souto), de Paredes (Sarada), de Penafiel (Sebolido) e do Porto (Estação de Campanhã).

Já o interface da Casa da Música receberá as linhas intermunicipais da Maia (Aeroporto), Matosinhos (Cabanelas e Lionesa), Santa Maria da Feira (Nogueira da Regedoura) e Vila Nova de Gaia (Afurada e Madalena).

O interface do Estádio do Dragão acolhe as linhas intermunicipais de Gondomar (Baguim, Seixo e Souto), Valongo (Ermesinde) e Paredes (CESPU), e o terminal do Viso as linhas intermunicipais da Maia (Aeroporto).

Ao mesmo tempo, o polo intermodal da Asprela vai receber as linhas intermunicipais de Gondomar (Forno, H. Fernando Pessoa e Souto), da Maia (centro e Vila da Luz), da Trofa (Coronado), de Matosinhos (Mar Shopping e Marginal Leça), Paços de Ferreira (Modelos), Paredes (centro, Lordelo), Penafiel (centro, Chãos de Baixo), Lousada (centro), Santo Tirso (ER e ERF), Famalicão (CCT), Valongo (Sobrado) e Póvoa de Varzim (CCT).