Mobilidade

Primeira nova linha em 20 anos: STCP liga Terminal de Campanhã ao Hospital de S. João

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

Há mais de 20 anos que a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) não criava uma nova linha na sua operação. A última tinha sido em 1993. A partir de hoje, o Terminal Intermodal de Campanhã (TIC) passa a contar com o apoio da STCP, sete dias por semana e 24 horas por dia. A Linha 404 garante ligação diurna e noturna entre o TIC e o Hospital de São João. Uma viagem que vai demorar, em média, pouco mais de 20 minutos.

"Esta linha responde à nova realidade da cidade, com duas soluções intermodais – TIC e Asprela/Hospital S. João. É muito direta, não anda às 'voltinhas'", afirmou o presidente da Câmara do Porto, depois de, juntamente com a presidente do conselho de administração da STCP, Cristina Pimentel, e o presidente da Junta de Campanhã, Paulo Ribeiro, terem feito a viagem no sentido TIC-Hospital.

A Linha 404 resolve, "muito rapidamente, as preocupações de mobilidade para quem vem de Campanhã, para os estudantes que aqui [no polo da Asprela] estudam e para as pessoas que vem de fora e podem mais facilmente circular na cidade", reconheceu Rui Moreira, sublinhando que as sinergias no setor dos transportes passam, cada vez mais, pela intermodalidade.

"Reduzir o tempo de velocidade num terço ou em 50% é uma enorme qualidade e isso permite que as pessoas alterem os seus hábitos e optem mais pelo transporte público", acrescentou o autarca portuense.

"A partir do TIC fizemos uma revisão da rede"

A STCP espera, nesta nova linha, apoiar os cerca de 25 mil utilizadores que, diariamente, chegam e partem do Terminal Intermodal de Campanhã. O novo trajeto 404, que vai funcionar em período diurno e noturno (entre as 6 horas e as 00h30), ligará os dois pontos da cidade via Polo Universitário da Asprela e interface do Dragão, indo ao encontro da mobilidade pretendida por estudantes, trabalhadores e visitantes do Polo do Hospital S. João/IPO, que viajam para o TIC para realizarem a ligação, em médio ou longo curso, através das várias linhas expresso e de comboio disponíveis em Campanhã.

"A partir da existência do TIC fizemos uma revisão da rede", frisou a presidente da STCP, Cristina Pimentel, revelando que a Linha 404 terá uma frequência de 20 em 20 minutos, a partir das 6 horas.

gco_inauguracao_nova_linha_stcp_404_2024_17.jpg

Além desta nova linha, a STCP aproveitou para alterar o percurso da linha 9M, de modo a promover a ligação direta do centro de Gondomar ao centro do Porto, via Campanhã (TIC), no horário da madrugada, altura em que a STCP é a única operadora de transporte de passageiros em operação.

Assim, a linha 9M deixa de percorrer a Circunvalação, zona que passa a ser servida pela 2M, segunda nova linha da STCP que começa também a operar, a partir desta segunda-feira. O trajeto entre a Avenida dos Aliados e o Hospital de São João será assegurado via Avenida da Boavista e Circunvalação, retomando um percurso que existia até 2011.

Novos ajustes em algumas linhas

Um outro ajuste da operação verifica-se nas linhas 300 (Circular Aliados - Hospital S. João) e 301 (Circular Praça - Hospital S. João). Assim, será substituído o trajeto atual entre a Igreja das Antas e o Hospital S. João, que passa a ser assegurado pela nova linha 404.

No centro do Porto, a linha 300 vai ligar a Cordoaria à Batalha, aproximando-se do Terminal das Camélias, passando a existir uma ligação direta entre o Hospital de São João e a Batalha, via Av. Fernão de Magalhães.

Também a linha 13M, que faz a circulação entre os Aliados e o Mercado de Matosinhos, será alvo de uma ligeira alteração de percurso junto à Rotunda AEP, devido à entrada da linha 2M. Esta linha passará a efetuar a ligação entre Porto e Matosinhos, via Rua do Lidador.

A operação STCP passa, assim, a contar com 71 linhas de autocarro e três de carro elétrico histórico (a linha 22 encontra-se suspensa devido às obras existentes no centro da cidade do Porto).