Mobilidade

Terminal Intermodal de Campanhã com mais oferta que nunca

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Com a chegada da Rede Expressos, que se junta aos restantes operadores (Flixbus, Internorte, Lazara, Scotturb (Gipsyy), Socintarbus e Valpi), o Terminal Intermodal de Campanhã (TIC) irá triplicar a oferta de linhas. Desde esta terça-feira, dia 22 de novembro, o Terminal contará com mais de 700 horários. Isto significa que, diariamente, cerca de 40 mil pessoas vão partir ou chegar ao Porto, via TIC. Em horário de pico, o Terminal vai receber um autocarro por minuto.

A STCP-Serviços está consciente de que este aumento da oferta implica alterações de hábitos tanto de operadores como de passageiros. No sentido de minimizar os constrangimentos que possam surgir, procedeu a algumas alterações no terminal, como a criação de uma zona de reforço dos cais, mais sinalética de encaminhamento e um reforço da equipa de apoio ao cliente.

Partindo do pressuposto que a gestão do terminal é evolutiva, todas as entidades envolvidas (Câmara Municipal do Porto, STCP – Serviços, Manvia e operadores) estão a trabalhar, em conjunto, para garantir que este movimento cause o mínimo transtorno aos passageiros e que a experiência para quem chegue e parta do Terminal seja positiva.

Como chegar ao TIC

O TIC – Terminal Intermodal de Campanhã encontra-se na Rua de Bonjóia e tem ligações ao metro, comboio e autocarro. De metro, pode apanhar qualquer uma das linhas que passa por Campanhã (A, B, C, E, F) e sair em “Estação de Campanhã”. Ainda no cais da Estação de Metro deverá seguir as indicações TIC – Terminal Intermodal de Campanhã.

Também de comboio é possível chegar ao TIC, através das linhas Aveiro, Porto, Braga e Marco (paragem Campanhã). Na estação de comboio deverá seguir as indicações TIC – Terminal Intermodal de Campanhã.

De autocarro, pode chegar ao Largo da Estação de Campanhã/Rua Justino Teixeira, via STCP (205, 206, 207, 400, 403), ou Gondomarense (1,4,5,6,7,8,9,14,15,22). Tema ainda a linha ZC, na Rua Pinheiro de Campanhã.

Caso opte por se deslocar em viatura própria basta sair na VCI, em Campanhã/São Roque, em qualquer dos sentidos. No Terminal, dispõe de um parque de estacionamento, com 230 lugares e com um tarifário preferencial para clientes do serviço de transporte rodoviário de passageiros a operar no TIC, mediante apresentação do título de transporte. Chegue com antecedência para garantir um embarque tranquilo e com tempo.

Também tem lugar para bicicleta e trotinete e poderá ainda chegar de táxi (Rua de Bonjóia). Se chegar a pé deve seguir as setas de acesso pedonal e dirigir-se ao piso 1 do Terminal.

O que pode encontrar no piso 1

O piso 1 é o local onde todos os utentes devem esperar pela hora certa para embarcar. Lá pode encontrar todos os serviços disponíveis, como bilheteira, posto de informação, despacho de encomendas, depósito de bagagens, perdidos e achados, sala de espera, loja de conveniência e cafetaria.

Na sala de espera pode consultar os painéis em tempo real para saber os horários e qual cais de embarque atribuído à viagem que irá fazer.

Pode consultar toda a informação aqui.