Mobilidade

Terminal Intermodal de Campanhã assinala um ano de atividade com mais de cinco milhões de utilizadores

  • Paulo Alexandre Neves

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Esta quinta-feira, o Terminal Intermodal de Campanhã (TIC) celebra o primeiro ano de atividade com mais de cinco milhões de passageiros (julho 2022 a junho 2023), distribuídos entre 630 horários, 11 operadores e 58 destinos finais.

Inaugurado a 20 de julho de 2022, o Terminal transformou-se num importante hub de ligações de transporte, com um grande impacto na cidade e na região. É o primeiro terminal no país a ligar todos os modos de transporte de forma simples e eficiente, tornando-se rapidamente no centro de partidas e chegadas rodoviárias do Porto e da Região Norte.

"Com o Terminal tiramos 100 mil autocarros do centro da cidade, com enorme impacto no ambiente e na mobilidade. Muitas pessoas dizem que gostam do espaço, é muito confortável e está bem situado", sublinhou o presidente da Câmara do Porto, que, acompanhado de alguns vereadores e da presidente da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), Cristina Pimentel, visitou a infraestrutura, instalada em Campanhã.

"Temos aquilo que uma cidade contemporânea precisa, naquilo que é a intermodalidade. Este é em desafio, cada vez maior, para as cidades", frisou Rui Moreira, realçando o investimento municipal de 13 milhões euros no projeto.

Recuando no tempo, o autarca portuense lembrou que o TIC estava prometido desde o início do século. Entretanto, "fizemos um concurso público e foi escolhido um grande arquiteto (Nuno Brandão Costa). É sempre uma satisfação perceber que, ao fim de um ano, as coisas estão a funcionar", acrescentou Rui Moreira.

"O TIC vai ganhando a sua maturidade"

Mas as obras no TIC não estão terminadas. Para além de um túnel de ligação à Estação de Campanhã – o município avançou já com a sua construção, ainda que seja da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal – acaba de ser lançado também um concurso público para a instalação de passadeiras rolantes, num orçamento superior a um milhão de euros.

"O TIC vai ganhando a sua maturidade. Muitas das pessoas que vinham de Lisboa para o Porto, utilizam, cada vez mais, este terminal", afirmou Rui Moreira, recusando a ideia de transportes porta-a-porta.

O TIC é o primeiro terminal no país a ligar todos os modos de transporte, de forma simples e eficiente, tornando-se, rapidamente, no centro de partidas e chegadas rodoviárias do Porto e da região norte. Todos aqueles que chegam à cidade, através do TIC, podem ligar-se rapidamente a qualquer lugar da cidade, utilizando o metro, comboio ou autocarro urbano.

O "aeroporto para autocarros"

Projetado para ser ambientalmente sustentável, o TIC está localizado por baixo da maior cobertura verde (1.600 árvores) alguma vez implantada num edifício público da cidade, que ajuda à absorção de toda a poluição do ar e visual do terminal.

Pensado numa ótica de sustentabilidade, foi construído de acordo com o certificado LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e é candidato a receber esta certificação, que, a acontecer, o transformará no primeiro terminal rodoviário da Europa a consegui-lo.

Para além disso, o TIC funciona como um aeroporto, não havendo cais de embarque pré-definidos para os diferentes operadores. Sempre que um autocarro chega, o sistema de gestão lê a sua matrícula e atribui um cais. A partir daí, todos os passageiros podem ver em tempo real o cais atribuído à viagem que pretendem fazer. Todos os cais têm sensores que permitem monitorizar os cais disponíveis e otimizar a sua utilização.

Para assinalar o primeiro aniversário, esta quinta-feira foi lançada a iniciativa BUSking Sessions – Músicos da Cidade, numa parceria da STCP Serviços com o M.Ou.Co. Ao todo, serão 21 projetos musicais destacados no terminal. Para além de hoje, a programação vai continuar todos os sábados à tarde, até 2 de setembro.