Habitação

Terceiro episódio de "Um Gestor, uma História" cheira a manjerico

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_3_Episodio_Um_gestor_uma_historia_01.JPG

DR

Está no ar um novo episódio de "Um Gestor, uma História". Desta vez, o destaque é para Maria Fernanda, gestora de entrada no bairro do Pio XII, onde mora há mais de 60 anos. Conhecida por decorar a entrada nas épocas festivas do ano, esta gestora recebe-nos com o espírito rapioqueiro do São João, para mais um testemunho sobre aqueles que zelam pelas entradas dos bairros do Porto.

Pequeno em dimensão, mas rico em vida, neste bairro da freguesia de Campanhã nenhuma celebração passa despercebida. Seja Carnaval, Natal, mês de Maria ou Santos Populares, Maria Fernanda toma a iniciativa de enfeitar a entrada e, em especial no São João, prepara um arraial para os moradores e para todos aqueles que se quiserem juntar à festa. Para isto, conta sempre com a ajuda de Lígia Cosme, braço direito na gestão de entrada do bloco onde mora.

Mas o espírito de comunidade e bairrismo não se limita apenas a estas duas moradoras. Das sete entradas onde o projeto ConDomus foi implementado, quatro têm como gestores irmãos de Maria Fernanda. Todos pertencem à família Crespo, nascida e criada no bairro do Pio XII.

Neste episódio, ficamos a conhecer um pouco mais sobre esta história, a terceira de um conjunto de testemunhos compilados pela Domus Social, numa série intitulada "Um Gestor, uma História". O projeto tem como objetivo homenagear a figura central do ConDomus pelo papel decisivo nas dinâmicas e vivências entre os moradores.

Assista aqui a todos os episódios.