Terceira edição do Prémio Economia do Porto bastante concorrida
Porto.
Notícia
Miguel Nogueira
A terceira edição do Prémio Economia do Porto tem mais trabalhos académicos de dissertações ou de investigação original, que incidem sobre um tema de relevância e interesse para a economia da cidade, relativamente às anteriores edições.
Após a fase de candidaturas, e num levantamento preliminar, é possível garantir que houve uma maior afluência de candidatos/as com trabalhos sobre a economia do Porto e região envolvente, provenientes de universidades fora do município. Por exemplo, foram rececionados trabalhos associados à Universidade de Aveiro, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), Universidade de Évora, Universidade da Beira Interior e da Università degli Studi di Napoli Federico II, em Itália.
Este crescente aumento de trabalhos associados a universidades fora do município demonstra o interesse económico que a cidade desperta em estudantes e investigadores, não só a nível local, mas também a nível nacional e internacional.
Relativamente às instituições de ensino presentes no concelho do Porto, foram recebidas candidaturas associadas à Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), à Católica Porto Business School e ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP).
Resultados divulgados durante o primeiro trimestre
No que concerne ao âmbito dos trabalhos, esta edição conta com uma diversidade de temas relevantes para a economia local e regional, entre os quais: competitividade urbana, desenvolvimento regional, talento, cultura organizacional, turismo, empreendimentos turísticos, nómadas digitais, city branding, energias renováveis e economia circular.
O objetivo do Prémio Economia do Porto é incentivar a investigação sobre a economia local e regional, criando um palco para novos prismas. Estratégias de desenvolvimento económico, atração de investimento, atração e manutenção de talento, competitividade, redes de conhecimento e inovação, empreendedorismo e diplomacia económica, são exemplos de áreas que contribuem e impactam a atividade diária da cidade e de quem nela vive, estuda, trabalha, empreende e investe.
Na edição deste ano, o primeiro prémio terá o valor de três mil euros, o segundo o valor de 1.500 euros e ao terceiro melhor trabalho será atribuído um prémio de mil euros.
A divulgação dos resultados da terceira dição está prevista para meados do primeiro trimestre deste ano e estará, tal como nas edições anteriores, associado a uma cerimónia pública de entrega de prémios aos três trabalhos vencedores.