Sociedade

Terapêutica da dor lombar dá prémio europeu a grupo de investigadores do Porto

  • Notícia

    Notícia

#mno_zen_01.jpg

Miguel Nogueira / Público

O i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto está a desenvolver uma estratégia terapêutica para as dores lombares, que foi premiada pela Eurospine - The Spine Society of Europe (Sociedade Europeia da Coluna).

O prémio consiste num financiamento de 50 mil euros que permitirá aprofundar o projeto "Disc degeneration, neuro and immuno-modulation", liderado pela investigadora Raquel Gonçalves, do grupo "Microenvironments for New Therapies" do instituto portuense.

Segundo a investigadora, as prioridades do projeto assentam na análise da degeneração do disco intervertebral, resposta inflamatória e enervação associadas. Tal degeneração progride a par da idade e provoca crescente incapacidade, sendo expectável também o aumento da sua incidência devido ao envelhecimento da população.

Além do prémio relativo a esta investigação, Raquel Gonçalves viu entretanto aprovada a candidatura a uma bolsa na Fundação Alexander Humboldt, na Alemanha, a qual lhe possibilitará avanços paralelos na patologia associada ao disco intervertebral.