Cultura

Temporada Portugal-França 2022 arranca no Porto sob o signo da cooperação entre os dois povos

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

A Temporada Cruzada Portugal-França 2022, iniciativa de diplomacia bilateral que visa aprofundar o relacionamento entre estes dois países, arrancou, esta sexta-feira, no Porto. A cidade mantém uma relação centenária com aquele país, de que são exemplos as influências arquitetónicas e paisagísticas, a gastronomia, a sua comunidade aqui estabelecida, as instituições de referência no campo do ensino, da língua e da cultura ou a geminação do Porto com Bordéus.

“São exemplos que atestam o compromisso do Porto para com a difusão da cultura e da expressão artística francesa, e também do apoio e da cumplicidade que o Institut Français em Portugal nos tem concedido. O que de melhor se faz em França e em francês tem passado e continuará assim a passar pelo Porto”, sublinhou o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

“Estou certo de que a Temporada Portugal – França 2022 vai consolidar ainda mais todos estes laços, não só nas artes e na cultura, mas da economia à ciência, da sociologia à ecologia, estreitando a cooperação e colaboração entre os dois países”, acrescentou.

Também presente na cerimónia de abertura, que decorreu no átrio da Câmara Municipal, a ministra da Cultura destacou a importância desta iniciativa, “uma empatia coletiva entre dois países, duas culturas e dois futuros. Um programa de aproximação recíproca com base numa agenda partilhada, como sejam os valores da cultura, o combate às alterações climáticas, os oceanos, a língua, a educação”, sublinhou Graça Fonseca.

Para além da ministra da Cultura estiveram presentes na abertura da Temporada Cruzada o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, a embaixadora de França em Portugal, Florence Mangin, o presidente da Temporada Portugal-França 2022, Emmanuel Demarcy Mota, o presidente da Assembleia Municipal, Sebastião Feyo de Azevedo, e vários elementos do Executivo Municipal.

A Orquestra Juvenil da Bonjóia – Curso de Música de Silva Monteiro marcou presença na cerimónia de abertura, para além do Coro Coura Voce, da Academia de Música de Viana do Castelo, e do Quinteto de Metais ARTEAM – Escola Profissional Artística do Alto Minho.

Vários espetáculos no Teatro Municipal e DDD – Festival Dias da Dança

Sob o selo da Temporada Cruzada, entre este sábado, 19 de fevereiro, e finais de outubro, o Teatro Municipal do Porto (TMP) e o DDD – Festival Dias da Dança apresentarão vários espetáculos de companhias e artistas franceses, além da promoção da circulação e apresentação de vários artistas nacionais - muitos dos quais a trabalhar a partir do Porto -, em instituições parceiras francesas.

Por cá, o foco é dado à artista multidisciplinar Phia Ménard. A artista francesa regressa ao Porto com duas estreias nacionais – Saison Sèche e Maison Mère – e um espetáculo dirigido ao público escolar, num programa que começou na passada sexta-feira, 18 de fevereiro, e se prolonga até dia 25 e que conta também com atividades paralelas para entender melhor o universo criativo de um dos nomes mais respeitados das artes de palco.

A passagem de Phia Ménard pelo Teatro Municipal do Porto inclui a apresentação de três espetáculos, uma masterclass e duas sessões comentadas.