Proteção Civil

Temperaturas elevadas ativam aviso laranja e aconselham a cuidados especiais

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_calor.jpg

Miguel Nogueira

ATUALIZAÇÃO: aviso para tempo quente agravou do nível laranja para vermelho no Distrito do Porto devido à persistência de valores muito elevados da temperatura máxima. O aviso vermelho é válido esta terça-feira, dia 12 de julho, entre as 9 e as 23 horas. Passa novamente a aviso laranja das 23 horas de dia 12, até às 18 horas de quinta-feira, dia 14.

Recorde-se que a persistência de valores elevados da temperatura máxima no Porto colocaram o concelho sob aviso amarelo até à manhã desta sexta-feira. A partir daí e até domingo, o aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) agravou para laranja, com o risco de exposição à radiação ultravioleta (UV) a ser considerado “muito elevado”.

À data, e de acordo com a Proteção Civil Municipal, este aviso poderia vir a prolongar-se por mais dias - como agora se comprovou - pois os valores da temperatura máxima prevista situam-se acima dos valores normais para a época.

Os conselhos da Proteção Civil passam por: evitar expor-se ao sol nas horas de maior calor (entre as 11 e as 17 horas); proteger a cabeça, usar óculos escuros e protetor solar de fator igual ou superior a 30; usar roupas leves de algodão e cores claras; prevenir a desidratação bebendo água ou sumos naturais frequentemente; incentivar os idosos e bebés a beber água com frequência; evitar bebidas alcoólicas, com cafeína ou gás ou elevado teor de açúcar; fazer refeições leves e frequentes; durante o dia manter as persianas fechadas e as janelas abertas para circular o ar; e evitar atividades que exijam muito esforço físico.

A Câmara do Porto continuará a acompanhar permanentemente a atualização destas previsões, implementando todas as medidas preventivas e de segurança adequadas e difundindo os avisos julgados necessários.

Em caso de emergência, os munícipes devem contactar o 112 ou o Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto através do número de telefone 225 073 700.