Economia

Tem hoje início o período de inscrições no concurso de montras de São João

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_entrega_premios_montras_sao_joao_07.jpg

Filipa Brito

Começa a cheirar a São João nas ruas do Porto, e a magia da festa mais tradicional da cidade vai instalar-se também no comércio local: as inscrições no concurso de montras de São João decorrem a partir desta quarta-feira. O prazo termina às 17 horas do dia 1 de junho.

Está de regresso o concurso de montras de São João, promovido pelo Município do Porto para manter viva e valorizar uma tradição enraizada no património imaterial da cidade. As inscrições encontram-se abertas entre os dias 18 de maio e as 17 horas do dia 1 de junho, dirigindo-se a todos os comerciantes do Porto com estabelecimentos comerciais abertos ao público, com atividade em funcionamento, com montras visíveis e com porta aberta para a rua ou com porta de acesso para a rua.

O júri do concurso vai avaliar as montras concorrentes de acordo com critérios de originalidade e criatividade; integração do produto da loja no comércio; cores, materiais utilizados e iluminação; e estética do conjunto (harmonia da imagem).

As montras apresentadas a concurso devem apresentar uma alegoria que enquadre os festejos populares sanjoaninos com os artigos ou produtos vendidos nesse estabelecimento. É igualmente requisito que as montras estejam devidamente iluminadas e possam ser vistas pelo público, desde o dia 7 até ao dia 25 de junho, das 10 às 19 horas, de segunda a sábado.

Este concurso visa impulsionar o envolvimento dos empresários e comerciantes do comércio local e de rua numa tradição cultural da cidade, com o objetivo de dinamizar e revitalizar o comércio, através da promoção das manifestações artísticas e do estímulo do espírito criativo.

O programa do concurso prevê três prémios monetários: 2250 euros para o primeiro classificado, 1750 euros para o segundo, e 1250 para o terceiro. Está igualmente prevista a atribuição de menções honrosas do 4.º ao 10.º classificado, bem como o título simbólico de “Montra Amiga do Ambiente” à proposta que integre, de forma original e criativa, produtos que foram reutilizados e reaproveitados, decorrentes da própria atividade, bem como produtos que não prejudiquem o meio ambiente e que sejam reciclados.

Tal como aconteceu em 2021, será realizada a votação para a “Montra Eleita pelo Público”. O voto popular será feito através da leitura de um QR Code presente no identificativo de cada montra a concurso.

Para mais informações consulte o flyer e o programa do concurso. Quaisquer esclarecimentos podem ser obtidos através do telefone 222 097 106 ou do e-mail comercio@cm-porto.pt.

As inscrições são feitas preferencialmente através do formulário online no Portal do Munícipe. É também possível a entrega presencial no Gabinete de Munícipe (Praça do General Humberto Delgado, 266), mediante agendamento prévio através da linha Porto. 220 100 220; no caso de impossibilidade ou de dificuldade em submeter a candidatura pelos dois meios identificados anteriormente, deve enviar a mesma para o e-mail comercio@cm-porto.pt, indicando no assunto: Concurso “Montras de S. João”.