Sociedade

Tem até domingo para escolher a montra com maior espírito natalício da cidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_montra_natal_rocha_leitao_02.jpg

Rocha & Leitão, Lda. (2017)

Filipa Brito

Termina este domingo o prazo para votar na montra de comércio que melhor incorporou o espírito natalício. Todas as pessoas que passam nas ruas da cidade podem escolher a sua montra favorita, de entre as 122 candidaturas apresentadas nesta que é a sexta edição do concurso.

Para votar basta seguir o roteiro e fazer a leitura do QRCode apresentado em cada um dos estabelecimentos. Além da “Montra Eleita pelo Público”, será distinguida a “Montra Amiga do Ambiente”, de forma a premiar as propostas que integram princípios ambientais, nomeadamente o compromisso com a proteção do ambiente, incluindo a prevenção da poluição e o uso sustentável de recursos.

O júri do concurso geral tem ainda três prémios pecuniários para as melhores montras do concurso geral: 2250 euros para o primeiro classificado, 1750 euros para o segundo, e 1250 euros para o terceiro.

O concurso é promovido pela Camara do Porto, em parceria com a Associação dos Comerciantes da cidade, e procurou estabelecimentos cuja janela para a rua apresentasse uma alegoria que enquadrasse o espírito do Natal com os artigos ou produtos vendidos.

Os critérios de avaliação incluem originalidade e criatividade; integração do produto da loja no comércio; cores, materiais utilizados e iluminação; e estética do conjunto (harmonia da imagem).

O programa completo do concurso encontra-se disponível para consulta, assim como a lista das montras admitidas a concurso.