Sociedade

TEDxPorto traz partilha “Inconvencional” para mudar o mundo a partir da Alfândega

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_TEDx_porto_.JPG

DR

Do Porto, Eulália e Sydney são mãe e filho. Ele, o premiado e primeiro ator português de filmes gay para adultos. Ela, a católica conservadora, tornar-se-ia uma ativista defensora dos direitos LGTBQ+. Inconvencional? São apenas dois dos oradores que este sábado, 2 de abril, partilham histórias que desafiam as leis e as convenções no regresso do TEDxPorto ao palco da Alfândega.

O ciclo de conferências deste ano tem precisamente esse tema, “Inconvencional”, e traz ao Porto “ideias e projetos que saiam fora das regras estabelecidas. Que ponham em causa as convenções, hábitos, regras e o estado da arte. Que rompam, rumo à incerteza e ao desconhecido”.

A lista de oradores incluiu o nome de Inês Homem de Melo, a médica psiquiatra que foi à final da edição deste ano do Festival da Canção, ou do subdiretor de Informação da TVI, Pedro Mourinho, enviado à Ucrânia para reportar a invasão russa.

Mas “inconvencional” é também a imaginação da artista digital, Luísa Azevedo, a cozinha contemporânea de autor do chef Vasco Coelho Santos, ou a inovação tecnológica da engenheira biomédica, Joana Paiva, considerada uma das 30 personalidades do ano pela Forbes, em 2020.

Ao palco do TEDxPorto, a jornalista Isabel Canha vem partilhar “o que pensam, sentem e sabem as mulheres que ocupam os lugares de topo no poder económico em Portugal”, enquanto o ativista Miguel Duarte, acusado de auxílio à imigração ilegal em Itália, vai tentar mostrar “como nos podemos organizar para decidir o destino das grandes questões humanitárias dos nossos dias”.

Além dos oradores, este “Inconvencional” conta com as atuações, a abrir cada painel, da poeta Alice Neto de Sousa, do mágico Manuel Carrapatoso, da atleta de esgrima Marta Caride, do Saint Dominic’s Gospel Choir, e do músico Xinas Late.

Na página do TEDxPorto é possível conhecer o programa em detalhe, assim como comprar bilhetes para assistir ao evento na Alfândega.