Economia

Tecnológicas do Porto unem-se para acelerar soluções na saúde mundial

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Mockup_Verticare_Systems.JPG

DR

Duas empresas do Porto juntaram as suas melhores capacidades tecnológicas e criaram um “inovador projeto orientado para a área da saúde”. A Verticare Systems, nascida da aliança entre a B-Simple e o Grupo RIT, surge com o propósito de “acelerar a digitalização do setor da saúde mundial”.

O que a nova empresa propõe é a entrega de soluções hospitalares, mas também o “desenvolvimento de soluções digitais adaptadas à digitalização dos cuidados de saúde e serviços por todo o mundo”.

Os objetivos estão definidos: a transformação digital de instituições de saúde, e a venda e integração de soluções digitais para o setor. E, para os atingir, a Verticare Systems vai fazer uso de tecnologia já existente na B-Simple mas também apostar no “desenvolvimento de novas soluções, criação de portais de saúde, realização de integrações de sistemas, infraestruturas em cloud, entre outros serviços tecnológicos, integração digital e data-driven”.

“Os novos produtos e soluções irão reformular o futuro dos cuidados de saúde e transformar verdadeiramente a forma como as instituições de saúde e os profissionais fazem os seus negócios todos os dias”, asseguram, em comunicado, os mentores do projeto.

Telmo Fonseca e Adérito Ferreira, diretores-gerais da B-Simple, e do Grupo RIT e da Readiness IT, respetivamente, adiantam que a Verticare Systems já está a receber os primeiros contactos, nomeadamente da América Latina, mas também já há conversações “com instituições nacionais, de Espanha, Alemanha, entre outros países, e isto é ainda só o início”.

A aliança entre as duas tecnológicas surge como resposta à certeza de que o setor da saúde “é o que mais beneficiará da aceleração da transformação digital dos seus processos, com benefícios muito elevados, quer para as instituições, quer para os pacientes”, afirma o representante do Grupo RIT, confirmando que “fazia todo o sentido para nós este projeto”.

A B-Simple é considerada uma referência nacional no setor da saúde, com soluções implementadas num vasto conjunto de hospitais em toda a Península Ibérica. Por seu lado, o RIT é um grupo de empresas tecnológicas com sede em Campanhã e é reconhecido mundialmente pelos projetos de transformação digital, desenvolvimento de software e low-code, serviços cloud, assim como múltiplas tecnologias de mercado global.