Economia

Tecnológica portuense recebe investimento de dez milhões e inaugura novo escritório na cidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_Infraspeak.jpg

Filipa Brito

Ascende aos dez milhões de euros o mais recente investimento recebido pela empresa especialista em software de gestão de manutenção e infraestruturas, Infraspeak. O financiamento vai permitir à startup fundada no Porto reforçar a sua presença na Europa e aumentar a equipa.

Esta recente ronda de investimento de série A (que ocorre numa fase em que as startups já têm o produto desenvolvido, uma base de clientes e um fluxo constante de receitas) foi acompanhada pela inauguração da nova sede na cidade, um espaço recentemente recuperado na zona do Bonfim para acompanhar o crescimento da empresa no que diz respeito – também – a postos de trabalho.

Atualmente com 110 trabalhadores, e escritórios espalhados por Barcelona, Londres e Florianópolis, a Infraspeak pretende duplicar a equipa no próximo ano ao mesmo tempo que prepara a entrada nos mercados da Alemanha, Áustria, Suíça e França.

Para o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, que marcou presença na inauguração dos novos escritórios, a empresa é “um verdadeiro exemplo da importância da aposta na promoção do empreendedorismo tecnológico desenvolvida pelo município, por meio da iniciativa ScaleUp Porto, que visa apoiar e promover empresas com elevado potencial de crescimento”.

O também vereador da Inovação e Transição Digital reforça que o trabalho desenvolvido pelos empreendedores da cidade e os resultados alcançados demonstram a importância na aposta na ligação entre a cidade e as áreas de conhecimento, como são exemplo a Universidade do Porto e o Politécnico”.

“Tal interligação”, afirma Filipe Araújo, “promove a criação de empresas altamente tecnológicas, permitindo também a retenção na região de recursos humanos muito qualificados”, fatores que se mostram “determinantes para o desenvolvimento da cidade e da região”.

Recorde-se que o Município do Porto, através da iniciativa ScaleUp Porto, tem acompanhado o percurso da Infraspeak desde a sua criação, tendo referido a startup no Porto Start and Scale Guide, publicado em 2016, devido ao seu caráter de inovação e pelo potencial de crescimento já então registado.

Mais recentemente, a tecnológica participou na semana Start & Scale 2021 do ScaleUp Porto, sob o mote “Future Shapers”.

Fundada em 2015, a Infraspeak tem como clientes a Siemens, a Mitsubishi, a cadeia de hotéis Hilton ou a Engie, numa carteira total que ultrapassa as 500 empresas, gestores e prestadores de serviços, em áreas como hospitalidade, saúde, educação e transporte, em Portugal e noutros 16 países.

"O futuro do software de gestão de instalações passa pela flexibilidade, inteligência e a integração, por forma a permitir a cada equipa adaptar o software às suas. A Infraspeak é a única plataforma que consolida todas as ferramentas operacionais e workflows numa única solução, e este é apenas o começo", explica Felipe Ávila da Costa, co-fundador e diretor executivo da Infraspeak, em comunicado.