Economia

Tecnológica do Porto eleita a melhor empresa para trabalhar em Portugal

  • Notícia

    Notícia

#fib_blip_05.jpg

A Blip, tecnológica do Porto com quase 300 trabalhadores, ocupa o primeiro lugar no ranking das "100 Melhores Empresas para Trabalhar", da revista Exame. Neste estudo lidera também nas categorias Espaço de Trabalho e Desenvolvimento Pessoal. Descontração, informalidade e diversão a acompanhar um trabalho muito sério justificam o reconhecimento.

Especializada na produção de software para a Internet e telemóvel, vocacionada essencialmente para o desenvolvimento de jogos online, a Blip é "o tipo de empresa que atrai, em particular os mais jovens" - afirma o jornal Expresso, que em artigo sobre o ranking explica os motivos por que a empresa lidera o estudo. Nas instalações da tecnológica, pode ler-se, "não falta nada: sala com um aquário para relaxar numa confortável cadeira; playstation, matraquilhos, jogos de setas, flippers, um piano, uma mesa de bilhar, e até um escorrega para chegarem mais rápido ao piso de baixo. Um parque interior para bicicletas, cozinha equipada com frigorífico, fogão, forno, máquinas de lavar e secar roupa e loiça, microondas, um espaço exterior apetrechado para churrascos e uma horta biológica, são mais algumas das facilidades existentes. A diversão faz parte da sua forma de trabalhar, já que rima com criatividade."

A sede da Blip foi inaugurada em 2016 no Bonfim, como o Porto. noticiou. A mudança para novas instalações resultou do crescimento exponencial da empresa. O processo de instalação contou com o apoio da Câmara do Porto, dado contribuir quer para a reabilitação urbana quer para a criação de emprego.

Constituída em 2009 por três amigos e incubada no UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, a Blip foi adquirida em 2012 pelo grupo Paddy Power Betfair (PPB), sendo hoje "uma das empresas mundiais de crescimento elevado", com presença global, conforme acrescenta ainda o Expresso. Em 2015, participou na formação da Porto Tech Hub, associação que tem como missão agregar as empresas da região e promover o Porto como centro tecnológico.

Curiosamente, o ranking das "100 Melhores Empresas para Trabalhar" - que chega às bancas na quinta-feira, com a nova edição da revista Exame - coloca nos primeiros lugares empresas do Norte, com presença no Grande Porto. Depois da Blip, surge em segundo lugar a KW Business e em terceiro a Hilti.