Economia

Tecnológica californiana inaugura no Porto sede europeia de engenharia

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Cerca de três centenas de perfis nas áreas de inteligência artificial, engenharia de software e operações cloud vão desenvolver soluções tecnológicas para contact centers a partir do novo centro de Investigação & Desenvolvimento (I&D) da Five9 no Bonfim.

Presente da inauguração oficial daquela que será a sede europeia da empresa californiana, o vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo reforçou a importância do apoio de entidades como a InvestPorto e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) para o estabelecimento de multinacionais no país.

Ricardo Valente lembra como empresas como a Five9 contribuem para o desenvolvimento da economia local e para o posicionamento do Porto no âmbito internacional.

Por seu lado, o diretor geral da tecnológica, Mike Burkland, referiu que a escolha da nova localização se deveu, não só ao crescente potencial do Porto como destino de investimento sustentável na área das tecnologias de informação, mas também ao interesse que os colaboradores internacionais demonstraram na cidade.

“A cidade é um centro tecnológico emergente e bem conectado com uma grande base de talentos de engenharia que nos vai permitir continuar a missão de trazer inovação à experiência do cliente e transformação de negócios a empresas em todo o mundo”, reforça Mike Burkland.

Em entrevista à Executive Digest, Daniel Silva, gestor da Five9 em Portugal, explicou que a empresa “está a fazer um investimento fortíssimo fora dos Estados Unidos” e sentiu “a necessidade de criar um centro de I&D na Europa. A partir do Porto, serão desenvolvidas soluções para todos os mais de 2.500 clientes em todo o mundo.

O responsável garantiu que a empresa quer “tornar este escritório num centro de excelência de nível mundial, com o objetivo de apoiar e fazer crescer o negócio na região, através de fortes equipas de vendas, serviços profissionais, suporte e gestão de clientes”.