Cultura

Teatro Rivoli comemora 91 anos com dança, marionetas e muita música

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_91_aniversario_Teatro_Rivoli_01.JPG

DR

Começam hoje, quarta-feira, as comemorações do 91.º aniversário do Teatro Rivoli, que se estendem até domingo, 22 de janeiro, com um programa diversificado. O teatro municipal está de parabéns e a festa faz-se com a cidade, oferecendo um cardápio de propostas ecléticas, com destaque para a estreia nacional de “Mystery Sonatas/ for Rosa”, de Anne Teresa de Keersmaeker & Amandine Beyer/Rosas, Gli Incogniti. A entrada é gratuita.

Dias 20 e 21, às 21h30, o Grande Auditório recebe “Mystery Sonatas/ for Rosa”, um espetáculo onde a música e a geometria se enlaçam através de um símbolo: a rosa. Escritas por volta de 1676, as Sonatas dos Mistérios [Mystery Sonatas] são uma tradução musical dos 15 mistérios sagrados da vida da Virgem Maria. Uma peça da coreógrafa Anne Teresa de Keersmaeker, com direção musical de Amandine Beyer e o ensemble Gli Incogniti.

No Pequeno Auditório, nos dias 21 e 22, às 16h00 e às 15h00, respetivamente, o Teatro de Marionetas do Porto assinala 35 anos de percurso com “Como um carrossel”, que conta a história de uma menina que vai crescendo numa espécie de viagem ao longo da qual muitas perguntas são lançadas e estimulam a sua relação com o mundo. Escrito e encenado por João Paulo Seara Cardoso, em 2006, tem por base o texto “Como um Carrossel à Volta do Sol”. Nesta nova versão foram incluídos momentos em língua gestual portuguesa, num gesto de aproximação a mais pessoas.

No dia 21, às 18h00, vai ser lançado o 10.º volume dos Cadernos do Rivoli, centrado exclusivamente na dança e, pela primeira vez, em formato bilingue. Quem cria, pensa e escreve sobre dança foi convidado a desconstruir a(s) “História(s) da Dança” e a partilhá-las nesta nova publicação.

A partir das 23h30 arranca o live act Trypas Corassão, da dupla brasileira composta por Tita Maravilha e Cigarra. Um projeto estético e político de criação híbrida entre música eletrónica e performance. Uma proposta híbrida e sensual com músicas do Brasil e do mundo, do funk ao jungle, mastigando a cultura pop e (tradicional) popular, samples históricos, o over dramático e o pós-romântico.

No domingo, dia 22, e a encerrar o 91.º aniversário, apresenta-se, às 17h00, a proposta “Máquina Magnética”, um quarteto em que a eletrónica digital do duo de Miguel Carvalhais e Pedro Tudela (também conhecido por @c) encontra os instrumentos percussivos customizados de Gustavo Costa e a luz e vídeo em tempo real de Rodrigo Carvalho. Em palco, cruzam-se perspetivas musicais que têm como ponto comum a experimentação e que renovam as linguagens das vanguardas musicais, dando origem a um espaço luminoso, intenso, e invisivelmente expressivo.

O programa de aniversário é totalmente gratuito, mediante levantamento de bilhete (máx. 2/pessoa) nos dias das sessões, a partir das 10h00, na bilheteira do Rivoli ou online, em tmp.bol.pt.

A entrada na festa de Trypass Corassão e no lançamento dos Cadernos do Rivoli 10 é livre (mediante a lotação do espaço).