Cultura

Teatro Nacional São João reabre portas na sexta-feira para o reencontro com o público

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#JC_Dia_Centros_Historicos_09.jpg

João Queirós

O próximo fim de semana marca a reabertura de portas do Teatro Nacional São João, de cara lavada depois de trabalhos de reabilitação e modernização dos espaços que estiveram em curso durante os últimos nove meses.

A acompanhar a reabertura do edifício centenário, o Teatro Nacional São João (TNSJ) faz um conjunto de sugestões para os dias 22 a 24 de outubro, incluindo a inauguração de uma exposição que marca a memória dos 100 anos de vida do local, e a pré-apresentação do novo espetáculo de Nuno Cardoso.

A exposição “10 Atos 100 Anos”, com curadoria de Gabriella Casella, faz uma retrospetiva da vida e obra do espaço, através dos seus dez momentos mais marcantes. A mostra ocupa o Salão Nobre até 27 de março de 2022, data simbolicamente marcada por ser o Dia Mundial do Teatro.

Pré-apresentação de “Lear”

Ao renovado palco subirá a peça “Lear”, um original de William Shakespeare pela mão do encenador (e diretor artístico do TNSJ) Nuno Cardoso. A peça, com estreia marcada para 6 de novembro, estará em pré-apresentação de 22 a 24 de outubro. “Lear” reutiliza equipamento técnico e de cena, adereços e figurinos de anteriores produções que revelam, também eles, a memória de um sítio com um século de história.

“Lear” terá três sessões de pré-apresentação: sexta-feira às 22 horas, sábado às 19 horas, e domingo às 16 horas. A entrada é gratuita e os bilhetes devem ser levantados na bilheteira do TNSJ.

O TNSJ será ainda palco, durante este período de três dias, do encontro “Teatros Nacionais: Missões, Tensões, Transformações”. O colóquio internacional tem curadoria (e moderação) da jornalista Inês Nadais e contará com a presença de vários encenadores e representantes de Teatros Nacionais de diferentes países, como o teatrólogo norte-americano Marvin Carlson, que abrirá o certame, assim como Elzbieta Matyna (do Transregional Center for Democratic Studies, EUA), Claudio Lonhgi (do Piccolo Teatro di Milano, de Itália), do encenador (e ex-diretor artístico do TNSJ) Ricardo Pais, de Fadhel Jaibi (Théâtre National Tunisien, da Tunísia), de Anna Bergmann (do Badisches Staatstheater Kalsruhe, da Alemanha), de Jackie Wylie (no National Theater of Scotland, da Escócia) e de Aubrey Sekhabi (do South African State Theatre, da África do Sul), entre muitos outros. Os encontros decorrem no Salão Nobre e têm entrada livre mediante inscrição prévia.

Nota ainda para as visitas guiadas especiais que acontecerão no sábado, 23, e domingo, 24, e que contarão com a orientação dos arquitetos Flávio Tirone e Luís Soares Carneiro, de Susana Marques, de Esmeralda Paupério e Carlos Ferreira. A participação nas visitas guiadas requer inscrição através do e-mail relacoespublicas@tnsj.pt.

Toda a informação sobre a programação para a reabertura do TNSJ pode ser consultada em www.tnsj.pt.