Cultura

Teatro, música e uma roda de contos na rentrée do Cultura em Expansão

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

COZINHAS_©Renato Cruz Santos.jpg

Renato Cruz Santos

No próximo fim-de-semana, o programa Cultura em Expansão retoma a sua programação, que se estenderá até ao final do ano.

Na sexta-feira, 27 de agosto, a carrinha/cozinha do Teatro Experimental do Porto volta a ser cenário de mais um espetáculo do projeto “Cozinha(s)”. A convite de Catarina Barros, a dramaturga e dramaturgista Raquel S. apresenta a sua peça no Parque da Pasteleira, inspirada no texto de Olimpia Rosenthal, “As órfãs d’el-Rei: racialized sex and the politicization of life in Manuel da Nóbrega’s letters from Brazil”.

Com início previsto para as 19 horas, o espetáculo antecede a atuação de DJ Marfox e o coletivo RS Produções, no Reservatório do Parque da Pasteleira, que acontecerá às 19,30 horas, sob o título “Príncipe 10 Porto”. Símbolo maior da Príncipe Discos, DJ Marfox é hoje uma referência mundial na música de dança eletrónica. Num evento que assinala os dez anos da editora de Lisboa, neste regresso ao Porto, junta-se aos mais jovens DJs que compõem o seu catálogo, a RS Produções, transformando esta atuação numa verdadeira celebração, transversal tanto ao nível de estilo como de gerações.

Já no sábado, 28 de agosto, a tarde acontece à volta de lengalengas, histórias, contos, memórias, cantigas, que ganham nova voz através de dois contadores de histórias com vasta experiência. Carlos Marques e Thomas Bakk juntam-se aos moradores de Campanhã para a primeira de três “Rodas de Histórias”, a decorrer no Pavilhão do Calvário. A sessão começa às 17 horas e, à semelhança dos restantes espetáculos, tem entrada gratuita mediante o levantamento de bilhete (até dois por pessoa), no local, a partir de uma hora antes do início do evento.

Após uma breve pausa, o Cultura em Expansão apresentará até meados de Dezembro, uma vasta programação, a ter lugar em Campanhã, Miragaia, Pasteleira e Bouça, durante todos os fins-de-semana. Os próximos espetáculos podem ser consultados no website do programa.