Cultura

Teatro Municipal do Porto revisita 20 anos depois espetáculo de Anne Teresa De Keersmaeker

  • Inês Reis

  • Notícia

    Notícia

ANNE_TERESA_DE_KEERSMAEKER_ROSAS_Drumming.jpg

Anne Van Aerschot

O palco digital do Teatro Municipal do Porto (TMP) revisita, duas décadas depois, o emblemático espetáculo “Drummings”, da coreógrafa Anne Teresa De Keersmaeker. Integrada no foco de programação dedicado ao compositor Steve Reich, a obra estreia nesta sexta-feira, às 21 horas, e o bilhete tem o custo de 3,50 euros.

Inspirada pela obra “Drummings”, do compositor nova-iorquino considerado um dos grandes nomes do minimalismo musical e um dos mais influentes compositores dos séculos XX e XXI, a coreógrafa belga estreou, em 1998, uma versão própria que transpunha para a dança a mesma complexidade da peça musical: uma sequência única de movimentos a servir de base às infinitas variações pelo tempo e espaço.

Considerada uma das coreografias mais marcantes de Anne Teresa De Keersmaeker - fundadora da companhia Rosas, em 1983, em Bruxelas -, o espetáculo foi apresentado no Teatro Municipal do Porto - Rivoli, durante a iniciativa Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura.  

Agora, volvidos vinte anos, a peça regressa à cidade para uma exibição na sala virtual do TMP, nesta sexta-feira, a partir das 21 horas, onde permanece até domingo, dia 14 de março.

Em entrevista à TSF, Tiago Guedes, diretor artístico do TMP, afirma que a apresentação em formato digital “é uma forma de homenagear o trabalho da Anne Teresa, revisitar um momento importante para a cidade - que foi a passagem dela em 2001 -, mas ainda assim manter um pouco o ADN do que ia acontecer ao vivo. No Teatro Municipal, sempre que fazemos um espetáculo tentamos mostrar outras vertentes do artista”.

A performance foi especificamente gravada para ser transmitida num registo online e trata-se de uma obra de dança fílmica, que embora não substitua o presencial, é "um olhar que o espetador teria também, se estivesse sentado numa sala de espetáculos, e mostra aqui o grande segredo de o que é isto da transmissão digital de espetáculos, de como o digital pode acrescentar outros níveis de leitura, outras aproximações, outros ângulos de vista”, acrescenta Tiago Guedes.

Anne Teresa De Keersmaeker (nascida em 1960) estudou dança na Mudra School, em Bruxelas, e na Tisch School of the Arts, em Nova Iorque, tendo criado, em 1980, o seu primeiro trabalho coreográfico, "Asch".

As suas coreografias têm sido consideradas meios para explorar a relação existente entre a dança e a música, concebendo trabalhos em torno de estruturas musicais de vários períodos, desde melodias antigas às expressões mais contemporâneas e populares.

O espetáculo é apresentada no âmbito do ciclo de programação dedicado à obra do compositor Steve Reich, que arrancou a 5 de março.

Aulas e uma conversa sobre o universo de De Keersmaeker

O programa "Foco Steve" conta ainda com várias atividades complementares, como uma masterclass online, no sábado, dia 13 de março, orientada por Fumiyo Ikeda, bailarina e coreógrafa japonesa que colaborou e dançou várias peças de De Keersmaeker, incluindo “Drumming”. A sessão decorre das 9,30 às 11 horas, prosseguindo, posteriormente, das 12,30 às 14 horas. Para participar, os interessados devem inscrever-se através do email paralelo.tmp@agoraporto.pt. A sessão tem uma lotação máxima de 16 pessoas e um custo de 2,50 euros. 

No mesmo dia, pelas 15 horas, decorre uma aula gratuita com Teresa Vez sobre a obra de Anne Teresa De Keersmaeker, no âmbito das sessões “História(s) da Dança”.

Para encerrar, ainda no sábado, pelas 18 horas, haverá uma conversa com a bailarina Margarida Ramalhete, que integra a companhia Rosas, moderada pela coreógrafa Né Barros.