Cultura

Teatro Municipal do Porto revela os selecionados do programa de investigação artística "Reclamar Tempo"

  • Notícia

    Notícia

#mno_teatro_Rivoli_covid_01.JPG

Já são conhecidos os 11 projetos selecionados do programa "Reclamar Tempo - Pesquisa e Investigação Artística", uma iniciativa criada pelo Teatro Municipal do Porto com o intuito de incentivar o trabalho de investigação de artistas a residir ou a trabalhar no concelho do Porto, provenientes de diferentes áreas artísticas. Serão atribuídos 3.000 euros a cada projeto de investigação, com início a partir do próximo mês de junho.

A seleção das propostas foi feita por um júri composto por Cristina Planas Leitão, coreógrafa e assistente de programação do Teatro Municipal do Porto, Pedro Barreiro, encenador e programador da Rua das Gaivotas 6, e pela dupla de artistas plásticos Daniel Moreira e Rita Castro Neves. No total, foram apreciados 165 projetos de investigação.

Para Cristina Planas Leitão, um dos membros do júri, "a existência de programas que apoiem a investigação e a pesquisa artística é de extrema importância para enriquecer o tecido cultural da cidade e aprofundar discursos artísticos, permitindo uma velocidade de trabalho mais pausada e não somente focada na criação de um produto final".

No processo de seleção, o júri guiou-se por um conjunto de critérios, como a adequação da proposta ao contexto atual, perfil e percurso do candidato, a clareza e sistematização do projeto de pesquisa, e o fator inovador e potenciador de novos discursos artísticos.

Os 11 projetos apresentados e selecionados são da autoria de:

- Ana Renata Polónia - Dança / Cruzamentos Disciplinares

- Flávio Rodrigues - Cruzamentos Disciplinares

- Gil Delindro - Cruzamentos Disciplinares

- Joclécio Azevedo - Dança / Escrita e Reflexão em Artes Performativas

- Jorge Gonçalves - Dança

- Luís Araújo - Teatro / Cruzamentos Disciplinares

- Mafalda Banquart e Emanuel Santos - Teatro / Escrita e Reflexão em Artes Performativas

- Maria Trabulo - Cruzamentos Disciplinares / Escrita e Reflexão em Artes Performativas

- Rebecca Moradalizadeh - Cruzamentos Disciplinares / Escrita e Reflexão em Artes Performativas

- Rogério Nuno Costa - Teatro / Escrita e Reflexão em Artes Performativas

- Vinicius Massucato - Teatro / Cruzamentos Disciplinares

Com o programa "Reclamar Tempo", anunciado no início de maio, o Teatro Municipal do Porto reforça o apoio ao trabalho de pesquisa e investigação em áreas de criação, como dança, teatro, performance, circo contemporâneo, cruzamento disciplinares, escrita e reflexão em artes performativas.