Cultura

Teatro Municipal do Porto mantém-se ligado ao público através de transmissões online

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#jca_rivoli_02.jpg

José Caldeira

Com o encerramento dos equipamentos culturais, face à nova vaga da pandemia, o Teatro Municipal do Porto (TMP) aposta nos meios digitais para manter o contacto com os artistas e continuar a levar conteúdos a diferentes públicos. Na nova programação online constam: a estreia de “F…”, da companhia de teatro Estrutura; uma nova sessão das Quintas de Leitura; a transmissão de um concerto Understage; e um encontro virtual entre o Teatro Experimental do Porto (TEP) e a companhia chilena Teatro La Maria.

Com todas as atividades presenciais suspensas desde o passado dia 14 de janeiro, o TMP intensifica a estratégia revelada no início da temporada 2020/2021, apresentando parte da programação delineada para os meses de janeiro e fevereiro em ambiente exclusivamente digital.

Entre os dias 29 e 31 de janeiro, será exibido um vídeo que documenta o processo de criação de Estreito/Estrecho, um projeto que junta a mais antiga companhia de teatro portuguesa, o Teatro Experimental do Porto (TEP), e a companhia de teatro chilena Teatro La Maria. O vídeo estará disponível gratuitamente, durante este período, no site do TMP. No próximo domingo, 31 de janeiro, realizar-se uma conversa online com os artistas, aberta à participação do público, com transmissão na plataforma Zoom e nas páginas de Facebook do TMP e de ambas as companhias. Os interessados na conversa devem inscrever-se previamente, enviando email para paralelo.tmp@agoraporto.pt.

O regresso do ciclo literário Quintas de Leitura acontece no próximo dia 11 de fevereiro no palco digital do TMP. A sessão intitulada “O astronauta casou-se por lá” pretende celebrar a obra de dois poetas da cidade do Porto: Filipa Leal e João Habitualmente. Haverá ainda um número de circo contemporâneo, de Daniel Seabra e Margarida Monteny, e dois momentos musicais, com assinatura dos Lavoisier e Cachupa Psicadélica. O espetáculo estreia a 11 de fevereiro, a partir das 22 horas, e ficará disponível na Bilheteira Online (BOL) até dia 14 de fevereiro.

A programação do Teatro Municipal conta também com o concerto dos Conferência Inferno, trio portuense formado por Francisco Lima, Raúl Mendiratta e José Miguel Silva, que acaba de lançar o álbum de estreia “Ata Saturna”, que inclui o single “Ausente”. Deste projeto, espera-se muita música eletrónica com ritmos dos estilos kraut, darkwave e punk. O concerto decorre no dia 19 de fevereiro, às 22 horas, ficando disponível durante 48 horas, na BOL.

Já no dia 25, será possível assistir à estreia de “F...”, a mais recente criação da companhia de teatro Estrutura para o palco online do TMP. O espetáculo junta três criadoras - Cátia Pinheiro, Patrícia da Silva e Paula Sá Nogueira - num exercício que, a partir dos seus corpos, atravessa várias ideias de feminismo. Inicialmente prevista para ser apresentada em formato misto (em sala e online), a peça foi adaptada e transformada num objeto artístico digital. O espetáculo estará igualmente disponível na sala virtual do TMP, de 25 a 28 de fevereiro.

Novas datas para Jérôme Bel e Companhia Nacional de Bailado

O programa Dançar em Tempo de Guerra, da Companhia Nacional de Bailado (CNB) — que reúne duas obras criadas nos anos 30 do século passado, "A Mesa Verde" (1932) e "Chronicle" (1936) —, cuja apresentação estava prevista para 19 e 20 de fevereiro, irá agora realizar-se nos dias 28 e 29 maio, no Teatro Municipal do Porto - Rivoli. Desta forma, a realização do programa Primeira Vez, composto por duas criações de Marco da Silva Ferreira e Filipe de Portugal para a CNB, vai ser recalendarizada, com datas a anunciar brevemente.

Também a apresentação “The show must go on”, do coreógrafo francês Jérôme Bel, contará com duas novas exibições, nos dias 3 e 4 de junho, no Rivoli. O espetáculo de culto, que estreou há 20 anos, é uma coapresentação do TMP, Teatro Viriato (29 de maio, em Viseu) e Culturgest (16, 17, 18 e 19 de junho, em Lisboa).

Os restantes espetáculos e atividades de janeiro e fevereiro estão suspensas devido à atual situação pandémica, sendo que o TMP anunciará as novas datas brevemente.

Todas as informações atualizadas e preçários dos espetáculos podem ser consultados no site do TMP.