Cultura

Teatro Municipal do Porto integra “laboratório do futuro” das artes performativas europeias

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Jose_Caldeira_Rede_Europeia_TMP.JPG

José Caldeira

O Teatro Municipal do Porto é a única instituição portuguesa do projeto Future Laboratory que procura descobrir as próximas narrativas europeias. Desta rede fazem parte 12 instituições europeias que vão apoiar 15 artistas emergentes, selecionados por open call.

O Teatro Municipal do Porto, em conjunto com onze instituições europeias, integra um novo projeto chamado Future Laboratory, uma rede de artes performativas que “procura colocar em diálogo artistas e públicos, de forma a identificar as próximas narrativas europeias”, pode ler-se na nota de imprensa de apresentação.

Determinados a promover uma melhor integração das comunidades marginalizadas e isoladas (e as suas atividades dentro e fora do palco), os 12 parceiros envolvidos criaram este projeto para apoiar o desenvolvimento de trabalhos de artistas emergentes.

Da lista de entidades fazem parte os Théâtres de la Ville de Luxembourg (Luxemburgo), Théâtre de Liège (Bélgica), Fondazione Piccolo Teatro Milano (Itália), Conde Duque Centro de Cultura Contemporanea, Madrid (Espanha), Teatrul Tineretului, Piatra Neamt (Roménia), Nowy Teatr, Varsóvia (Polónia), Théâtre National de Strasbourg (França), Cyclorama (França), Staatstheater Mainz (Alemanha), Comédie de Reims (França) e o Queens Theatre Hornchurch (Reino Unido), para além do TMP.

Ao longo de 30 meses, 15 artistas, através de uma open call, irão participar em três residências de investigação, em três cidades diferentes. Cada instituição oferecerá aos artistas a oportunidade de se relacionarem com recursos locais, incluindo centros de pesquisa, fundações, artistas e membros das comunidades.

Durante estas residências, os artistas irão desenvolver uma ideia conceptual para um novo projeto, assente nas questões mais urgentes que os mesmos identifiquem em torno da inclusão social, alimentada por narrativas que precisam de ser contadas nos palcos de amanhã.

As candidaturas podem ser enviadas até ao dia 20 de maio através do endereço www.futurelaboratory.eu.

O anúncio dos artistas selecionados será a 8 de julho.