Cultura

Teatro Municipal do Porto celebra amanhã o Dia Mundial da Dança com espetáculo online

Numa altura em que os teatros fazem do digital o seu palco principal, o Teatro Municipal do Porto (TMP) comemora o Dia Mundial da Dança com "Brother", de Marco da Silva Ferreira. A transmissão do espetáculo acontece nesta quarta-feira, dia 29, às 21 horas, na página de

Facebook do TMP.

"Brother" - uma coprodução do Teatro Municipal do Porto - estreou-se em 2017, no âmbito do 86º Aniversário do Teatro Rivoli, tendo sido novamente apresentado na terceira edição do DDD - Festival Dias da Dança, em 2018. O espetáculo, que sucede e complementa a obra anterior "Hu(r)mano" (2015), é uma criação para sete intérpretes e tem como foco principal a dança enquanto momento de celebração artística, cultural e coletiva. Desde a sua estreia em Portugal, foi apresentado em vários países como França, Bélgica, Grécia, Itália, Holanda ou Noruega.

Marco da Silva Ferreira é um dos nomes mais promissores do panorama nacional e internacional da dança contemporânea. O bailarino e coreógrafo português foi artista associado do TMP nas temporadas 2017/2018 e 2018/2019. Trabalhou com coreógrafos como André Mesquita, Hofesh Shechter, Sylvia Rijmer, Tiago Guedes, Victor Hugo Pontes, Paulo Ribeiro, entre outros. Como coreógrafo, estreou-se em 2012 em "Nevoeiro 21" e, desde então, apresentou vários espetáculos. Com "Hu(r)mano" recebeu o prémio "Jovem Criador Português 2015".