Cultura

Teatro Municipal do Porto apresenta em 2022/2023 quase uma centena espetáculos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A nova temporada do Teatro Municipal do Porto foi apresentada nesta terça-feira e promete brindar o público com quase uma centena de espetáculos entre setembro de 2022 e julho de 2023. Mais de metade será da autoria de artistas e companhias que trabalham a partir da cidade.

Não vão faltar opções culturais no Teatro Municipal do Porto (TMP) durante a temporada 2022/2023: a programação para o período entre setembro de 2022 e julho de 2023 foi apresentada e promete cerca de 100 espetáculos, 19 dos quais internacionais, e uma maior aposta na área da música. “É o primeiro ano no qual lançamos uma temporada do TMP em toda a sua extensão”, congratulou-se o presidente da Câmara do Porto.

“Como bem sabem, o Tiago Guedes foi recentemente nomeado diretor da Maison de la danse de Lyon, codiretor da Biennale de Lyon e diretor artístico da Biennale de la danse de Lyon, pelo que assumirá estas funções parcialmente já a partir do início do mês de julho, e em pleno a partir de setembro. Esta será, assim, a sua última representação oficial enquanto diretor artístico do Departamento de Artes Performativas da Ágora e a sua última temporada artística, a nona desde que assumiu funções em 2014”, sublinhou Rui Moreira.

“Num breve resumo, no total da temporada 2022/2023 e ainda sem considerar a totalidade da programação (nomeadamente a que será anunciada mais à frente no âmbito do DDD e do FITEI, e respetivas coproduções), serão apresentados no TMP cerca de 95 espetáculos, dos quais mais de 50 da autoria de artistas e companhias que trabalham a partir da cidade, e cerca de 19 de fora do país – envolvendo 15 nacionalidades distintas (África do Sul, Senegal, França, Coreia do Sul, Eslovénia, Espanha, Bélgica, Turquia, Alemanha, França, Lituânia, Suíça, Polónia, Israel e Portugal)”, enumerou o autarca.

“Estes números refletem a continuidade do projeto artístico aqui desenvolvido desde 2014, atestando uma vez mais a dinâmica do Teatro Municipal do Porto – à qual a nova direção dará sequência –, bem como o compromisso que este Executivo detém para com a Cultura e a cidade, desde o seu primeiro mandato”, concluiu.

“Foi um prazer trabalhar estes oito anos ao seu lado”, começou por afirmar o diretor artístico do TMP, Tiago Guedes, dirigindo-se a Rui Moreira, cuja visão para a cultura elogiou. “Todos temos a agradecer – eu, pessoalmente, mas toda a cidade e os públicos”, acrescentou.

Apresentando alguns destaques, mês a mês, da programação do TMP para a temporada 2022/2023, Tiago Guedes salientou que “a música vai estar muito mais presente nesta nova temporada”, notando que esta aposta é fruto também da abertura do Batalha Centro de Cinema.

A nova temporada do TMP contemplará as celebrações dos 91 anos do Teatro Rivoli, dos 70 anos do Teatro Experimental do Porto, dos 35 anos do Teatro de Marionetas do Porto e ainda dos 22 anos do ciclo poético Quintas de Leitura.

Consulte os detalhes da programação do TMP para a temporada 2022/2023 aqui.