Cultura

Teatro Municipal do Porto anuncia programa de investigação para artistas da cidade

  • Notícia

    Notícia

#mno_fachada_rivoli_jan.jpg

Miguel Nogueira

O Teatro Municipal do Porto acaba de lançar um programa de investigação para artistas da cidade, que prevê selecionar até 11 projetos, com a atribuição individual de 3.000 euros. Dança, teatro, performance, circo contemporâneo, cruzamentos disciplinares, escrita e reflexão nas artes performativas foram as áreas escolhidas. As candidaturas devem ser enviadas até ao dia 18 de maio.

O Teatro Municipal do Porto criou um programa com o intuito de incentivar o trabalho de investigação de artistas que, devido ao contexto atual, se encontram impossibilitados de apresentar os seus espetáculos. "Reclamar Tempo - Pesquisa e Investigação Artística" é dirigido a artistas que residem ou trabalham no concelho do Porto, nas seguintes áreas: dança, teatro, performance, circo contemporâneo, cruzamentos disciplinares, escrita e reflexão nas artes performativas.

As candidaturas encontram-se abertas e encerram no próximo dia 18 de maio, às 18 horas. As propostas serão selecionadas por um júri constituído para o efeito e os resultados anunciados a 29 de maio. O trabalho dos artistas selecionados será organizado em duas fases: a primeira dedicada exclusivamente ao trabalho de pesquisa e a segunda à realização de residências de duas semanas, em espaço a anunciar, e com o acompanhamento de dois mentores, um nacional e um internacional.

O júri será composto por Cristina Planas Leitão, coreógrafa e assistente de programação do Teatro Municipal do Porto, Pedro Barreiro, encenador e programador da Rua das Gaivotas 6, e pela dupla de artistas Daniel Moreira e Rita Castro Neves.

Toda a informação sobre o programa encontra-se disponível AQUI.