Educação

Teatro Municipal do Campo Alegre recebeu concerto ibérico de jovens músicos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Teatro Municipal do Campo Alegre foi palco, na passada sexta-feira, de um concerto protagonizado pela Orquestra Juvenil da Bonjóia e pelo Conservatório Muñoz Molleda. O espetáculo, a que assistiu o vereador da Educação, Fernando Paulo, resulta do intercâmbio realizado entre as duas instituições ibéricas, ao longo dos últimos anos.

Em setembro do ano passado, 22 alunos da Orquestra Juvenil da Bonjóia, acompanhados por cinco docentes, participaram no IX Encontro de Orquestras Muñoz Molleda, na cidade espanhola de La Línea de la Concepción, no âmbito do projeto MusicALL, financiado pelo POiSE – Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego, tendo o Município do Porto o papel de investidor social.

As duas orquestras tiveram uma apresentação conjunta, com um concerto no Palácio de Congressos e Exposições de La Linea de La Conception, considerado um momento marcante na vida musical de todos os intervenientes.

Na semana passada foi a vez do Curso de Música Silva Monteiro receber 40 alunos do Conservatório Muñoz Molleda, retribuindo a receção e hospitalidade com que a Orquestra Juvenil da Bonjóia foi brindada em Espanha.

A orquestra portuense foi criada, em 2011, como resultado do trabalho desenvolvido no âmbito do projeto "Música para Todos", implementado pela Câmara do Porto, desde 2010, em parceria com o Curso de Música Silva Monteiro e com o Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto. O projeto proporciona às crianças do ensino básico a possibilidade de usufruírem de formação, no âmbito do ensino especializado da música.