Cultura

Teatro Municipal abre temporada com a estreia nacional de “Via Injabulo”

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Via_Injabulo_01.JPG

DR

Depois do habitual período de pausa estival, o Teatro Municipal do Porto - Rivoli. Campo Alegre volta a abrir as portas para uma nova temporada de programação. Esta sexta-feira e sábado, 16 e 17 de setembro, o palco do Rivoli acolhe a estreia nacional de dois espetáculos da companhia Via Katlehong, com coreografias de Amala Dianor e Marco da Silva Ferreira.

“Via Injabulo” expressão em zulu que abraça os dois espetáculos que a companhia sul-africana apresenta no Porto pode ser traduzida como “alegria”.

Para celebrar 30 anos de vida, a companhia Via Katlehong – que tem o nome de um bairro situado na cidade de East Rand, África do Sul, - convidou dois coreógrafos com identidades artísticas diferentes para a criação de dois espetáculos que cruzam o mundo de um lado ao outro: o português Marco da Silva Ferreira – velho conhecido do TMP como artista associado das temporadas 2017/18 e 2018/19 – e o franco-senegalês Amala Dianor – que vimos em palco na edição de 2018 do DDD – Festival Dias da Dança.

Como desafio, a companhia convidou os autores a criarem livremente os seus trabalhos, mas com uma base comum: a pantsula, uma dança ultra-energética surgida durante o período do Apartheid, nos anos 50 e 60, e que depressa se tornou uma forma de protesto usada pela população. Mais do que uma dança, a pantsula tornou-se um estilo de vida e afirmação dos jovens sul-africanos, invadindo a linguagem, os códigos da sociedade, a música e a moda.

A partir desta dança, praticada pela companhia em interseção com outros estilos, como o sapateado, o gumboot e o step, Amala Dianor criou “Emaphakathini”, um “espaço intermédio”, na tradução do zulu. Neste espetáculo – uma das “duas faixas” desta via -, Dianor parte das histórias pessoais dos bailarinos para derrubar as barreiras existentes entre a população e a dança.

Já Marco da Silva Ferreira apresenta “førma Inførma”, uma poção para a identidade coletiva a partir de uma dança comum, uma memória cultural e política feita de revolta e vontade de viver.

“Via Injabulo” sobe ao palco do Grande Auditório do Rivoli nesta sexta-feira, às 21h30, e amanhã, sábado, às 19h30. É apresentado no âmbito da Temporada Cruzada Portugal-França 2022. Também nesta sexta-feira, a partir das 22h30, no Café Rivoli há “Kuze Kuse Party”, um convite para uma “festa até ao final da noite”, numa tradução livre do zulu.