Cultura

Teatro em destaque em mais um fim de semana de Cultura em Expansão

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Com data dupla de estreia no Porto, o projeto “Para Vós - um solo coral sobre o lugar onde vivem as memórias” de Cláudia Andrade chega nos dias 11 e 12 de junho à Associação Nun’Álvares de Campanhã, para apresentação do trabalho levado a cabo em residência com um grupo de sete mulheres de Campanhã.

“De que forma é que a nossa relação com o passado molda o que somos no presente? E como molda os mais velhos, aqueles que se lembram dos tempos que o tempo insiste em enterrar e das histórias que já mais ninguém conta? E essas histórias, correspondem ao que realmente aconteceu, ou apenas àquilo que é cómodo lembrar?”. “Para Vós” nasce de um manancial de perguntas como estas, assumindo-se como uma história do tempo, a história das avós de Cláudia Andrade e de outras vozes que se juntam ao projeto com o objetivo de resgatar memórias. Na interpretação de “Para vós” em Campanhã, Cláudia Andrade - que assume igualmente a criação e direção artística do espetáculo - será acompanhada em cena por Amélia Couto, Fátima Moura, Julieta Teixeira, Maria do Céu Vinha, Maria Isaura, Maria João Cabral e Rosa Cavalheiro.

Já no domingo, o Cultura em Expansão chega ao Largo da Fonte da Colher em Miragaia, para uma manhã dedicada a uma das tradições mais antigas das artes cénicas, o Teatro Dom Roberto. Pelas mãos de José Gil, da companhia S.A. Marionetas, serão apresentados três títulos do repertório tradicional: “O Barbeiro” e “A Tourada”, peças recriadas a partir do testemunho de António Dias, um dos últimos bonecreiros populares portugueses, assim como “O Castelo dos Fantasmas”, mais recentemente recuperado para o reportório do marionetista. O espetáculo tem início às 11 horas e, à semelhança de “Para vós” tem entrada gratuita, mas pressupõe o levantamento de bilhetes (máximo 2 por pessoa) no local a partir de duas horas antes do início.

Durante o mês de junho, o Cultura em Expansão promove ainda os espetáculos Teatro Lambe-Lambe/Edmundo, com José Quevedo em Miragaia; Cozinha(s), com António Júlio, e Silvar de Ricardo Martins & Banda Marcial da Foz do Douro, no Jardim da Cordoaria; assim como uma sessão de cinema com o filme Reservado de Paula Preto, a que se segue o concerto de José Pinhal Post-Mortem Experience, na Pasteleira.

Todas as informações sobre a programação do Cultura em Expansão podem ser consultados no website do programa.