Cultura

Teatro e Música no primeiro fim de semana de Cultura em Expansão

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Após revelar a programação para 2021 no passado dia 19 de maio, o programa municipal Cultura em Expansão apresenta nos próximos dias 28 e 29 de maio os seus primeiros três espetáculos.

O arranque é dado na Bouça, na sexta-feira, com um regresso em dose dupla: depois da estreia em 2020, o projeto Cozinha(s), criado por Catarina Barros e o Teatro Experimental do Porto, volta a associar-se ao Cultura em Expansão, fazendo a abertura da atuação do já conhecido Grupo Operário do Ruído e o seu espetáculo “Atlas de Instrumentos Utópicos”.

Partindo de um único cenário – uma cozinha completamente funcional instalada na carrinha do TEP – Catarina Barros convida o ator, encenador e diretor artístico do TEP Gonçalo Amorim a ocupar este espaço para criar um pequeno espetáculo original, seguindo as regras dispostas num guião e respondendo a um conjunto de estímulos estrategicamente colocados no local. Com início previsto para as 19,30 horas, o espetáculo Cozinha(s) tem lugar no Conjunto Habitacional do Bairro da Bouça, seguindo-se, às 20 horas, na Associação de Moradores da Bouça, o concerto do Grupo Operário do Ruído, desta feita sob direção musical do compositor e artista sonoro Jorge Queijo. Criado em 2020 pela Sonoscopia, no âmbito do Cultura em Expansão, o Grupo Operário do Ruído promete surpreender com o seu denominado “Atlas de Instrumentos Utópicos”, constituído por instrumentos musicais insólitos, aborrecidos, divertidos e de execução adaptada a todos os participantes.

Já no sábado, a partir das 19,30 horas, a Associação Nun’Álvares de Campanhã recebe “Para atravessar contigo o deserto do mundo”, um espetáculo criado e interpretado por Pedro Lamares e Lúcia Moniz, a partir da amizade e das cartas trocadas entre Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena.

Com entrada gratuita, mas com lotação limitada, o acesso a estes eventos pressupõe o levantamento de bilhetes (até 2 por pessoa), a partir das 17,30 horas do dia dos espetáculos, na Associação de Moradores da Bouça, no caso dos espetáculos “Cozinha(s)” e “Atlas de Instrumentos Utópicos”, e na Associação Nun’Álvares de Campanhã, no caso de “Para atravessar contigo o deserto do Mundo”.

Todas as informações sobre a programação do Cultura em Expansão 2021 estão disponíveis no website do programa e respetivas páginas de Facebook e Instagram.