Cultura

Campo Alegre com novos residentes

  • Notícia

    Notícia

mg3.jpg

Miguel Nogueira

Os Drumming e o encenador Victor Hugo Pontes, são os novos residentes do programa Teatro em Campo Aberto, criado há pouco mais de um ano pelo Teatro Municipal do Porto. O grupo musical ensaiava em más condições no antigo Quartel da GNR, na Arca D'Água.

O programa já recebeu grupos como a Companhia Instável, a Casa da Animação, Media Filmes, Teatro Expandido, NEC, Erva Daninha, Radar 360 Graus e o Teatro Experimental do Porto. O Teatro do Campo Alegre, integrado no Teatro Municipal, é um espaço mais experimental e funciona numa lógica de condomínio e de espaço partilhado.

Victor Hugo Pontes nasceu em Guimarães em 1978. Concluiu os cursos profissionais de teatro do Balleteatro e do Teatro Universitária do Porto, bem como o curso de Pesquisa e Criação Coreográfica do Fórum Dança. Dos seus mais recentes trabalhos destacam-se "Fuga Sem Fim" (2011), A Ballet Story (2012) ZOO (2013) e Ocidente (2013). Para além dos trabalhos em nome individual, é atualmente docente de teatro da Universidade do Minho e diretor artístico da Nome Próprio - Associação Cultural, com sede no Porto.

Os "Drumming - Grupo de Percussão" emergiu no Porto em 1999. O Grupo tem vindo a sintetizar a evolução da percussão erudita em Portugal e na própria cultura ocidental. Ganhou rapidamente a simpatia do público e das críticas, constituindo na actualidade uma referência na vida musical de Portugal, obtendo no seu currículo dezenas de actuações em todas as principais salas do país: Centro Cultural de Belém, Fundação Gulbenkian, Culturgest, Teatro Camões, Teatro Rivoli, Teatro Nacional São João, Fundação de Serralves, etc., e também no estrangeiro: Espanha, Bélgica, França, Alemanha, Brasil... 

Grupo residente da programação musical na Capital Europeia da Cultura - Porto 2001, tem contribuído para a divulgação de grandes peças contemporâneas, e formado o seu próprio repertório incentivando dezenas de compositores nacionais e internacionais a escreverem especialmente peças para o grupo, que tem explorado as mais diversas, variadas e imaginativas formas e tipos de exprimir a Percussão, ganhando progressivamente diversos públicos nesta especialidade.

Sob direcção de MIQUEL BERNAT, percussionista e pedagogo de prestígio internacional, membro fundador do ICTUS ENSEMBLE de Bruxelas e colaborador assíduo da Companhia de Dança Contemporânea ROSAS de Anne Teresa de Keersmaeker, Drumming destaca-se pela singularidade da sua programação, que resume as experiências da vida profissional do director, com a variedade e diversidade de estilos e formação dos membros que o compõem, vindo a concretizar diversas linhas de apresentação, que vão da música contemporânea ao Rock-Jazz-World Music, à música de cena para teatro, ópera e bailado, passando pela colaboração com outros agrupamentos e solistas, como a Orquestra da Gulbenkian, Orquestra Nacional do Porto, Remix-Ensemble Casa da Música, Quarteto Montagnana, Ivan Moniguetti, Maria João, etc. 

O anúncio da mudança dos Drumming e de Victor Hugo Pontes para o Teatro Campo Alegre, foi feito por Rui Moreira durante a apresentação da programação do Teatro Municipal do Porto, esta semana. Os Drumming atuaram em abril no arranque da edição 2015 do programa Cultura em Expansão, acompanhando o vocalista Miguel Guedes.

Victor Hugo Pontes encenou já diversos espetáculos no Teatro Municipal do Porto, como é o caso de Fall, exibido em Novembro de 2014.